Busca do site
menu

Agenda aprovada por Cúpula da ONU inclui metas sobre segurança no trânsito

ícone facebook
Publicado em:05/10/2015
Agenda aprovada por Cúpula da ONU inclui metas sobre segurança no trânsitoOs 193 Estados-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, se comprometem a, até 2030, proporcionar acesso a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e a preço acessível para todos. O objetivo é melhorar a segurança no trânsito por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos. A meta estabelecida consta na nova agenda global aprovada, por unanimidade, pelos líderes dos países durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015, em Nova York, no último final de semana.

Além disso, na nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável - que contempla 17 objetivos globais -, foi mantida a meta de reduzir, pela metade, as mortes e os feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo até o ano de 2020. O documento, intitulado “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” reforça o compromisso dos países que estarão reunidos em 18 e 19 de novembro, em Brasília (DF), para a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados. O evento irá avaliar a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020 e o progresso dos países na implementação do Plano Global para a Década de Ação.

“É um novo compromisso assinado pelos Estados-membros na Cúpula da ONU, e ele também estará sendo discutido e inserido na Carta de Brasília ao final da Conferência Global”, observa o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. “Temos agora, entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas a serem buscadas por todos os países na questão da mobilidade”, destaca, acrescentando que o Plano Enfrentamento à Violência no Trânsito, que está sendo elaborado por oito ministérios brasileiros, sob a coordenação da Casa Civil, visa a não só a alcançar os ODS, mas também conter a epidemia de mortes em acidentes, especialmente naqueles que envolvem motocicletas.

A histórica adoção da nova agenda, no ano em que a ONU celebra seu septuagésimo aniversário, foi recebida com ovação pelas delegações nas quais estavam líderes de mais de 150 países – que, a partir desta segunda-feira (28), iniciaram o debate de alto nível na 70ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). O discurso de abertura, por tradição, cabe desde 1947 ao Brasil.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

Fonte: Portal da Saúde
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Agenda aprovada por Cúpula da ONU inclui metas sobre segurança no trânsito