Busca do site
menu

Seminário encerra semana de atividades dedicadas à saúde dos trabalhadores frentistas

ícone facebook
Publicado em:24/09/2015

* Pedro Leal David

Seminário encerra semana de atividades dedicadas à saúde dos trabalhadores frentistasA saúde dos trabalhadores dos postos de combustíveis é tema do Seminário Campanha Estadual de Segurança e Saúde - Projeto Postos de Combustíveis que encerra, nesta sexta-feira, 25 de setembro, uma semana de atividades dedicadas aos que atuam nesse setor tão importante da nossa economia. Os pesquisadores Rita Mattos e Antônio Sergio de Almeida, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) farão palestras no evento, mostrando estudos sobre a exposição dos trabalhadores dos postos às substâncias tóxicas, como o benzeno, e sobre ações de vigilância em saúde.

Desde o início dessa semana, a ENSP tem participado da Semana de Segurança e Saúde, realizada por iniciativa do Sindicato dos Frentistas do Rio (Sinpospetro-RJ). Na segunda-feira (21/9), uma equipe do Cesteh esteve num posto de gasolina às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, para ações de conscientização e vigilância em saúde. Foi distribuída uma cartilha, feita pela equipe de design da central da comunicação da Escola e foram recolhidas amostras biológicas dos trabalhadores. A intenção é medir o grau de exposição deles ao benzeno, substância cancerígena presente na gasolina. A cartilha orienta frentistas e clientes sobre os perigos de se abastecer o tanque até a boca, para além do click de segurança.

“Quando um cliente pede para o frentista encher o tanque além dessa trava automática, mais benzeno é librado no ar. O frentista, sem dúvida, é o mais exposto à substância, mas todos acabam correndo risco”, explica Rita Mattos.

No seminário que encerra a semana de conscientização, Juliana Moura Correia, da PUC-RS trará dados da exposição ao benzeno no Brasil. Logo depois, Rita Mattos mostrará um estudo sobre exposição ao benzeno no município do Rio de Janeiro. Antônio Sérgio de Almeida fala a seguir. Sua palestra tem por tema Uma abordagem integrada para ações de Vigilância em Saúde - Indicadores Biológicos. Na parte da tarde, haverá ainda palestras sobre aposentadoria especial e sobre as condições de trabalho das mulheres frentistas. Além da Fiocruz/ENSP e do Sinpospetro-RJ, o evento conta com o apoio da Fundacentro, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conheça mais da campanha sobre a saúde do trabalhador frentista clicando aqui.

A programação do Seminário Campanha Estadual de Segurança e Saúde - Projeto Postos de Combustíveis pode ser conferida no arquivo em anexo.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Seminário encerra semana de atividades dedicadas à saúde dos trabalhadores frentistas