Busca do site
menu

Residência Multiprofissional em Saúde da Família: inscrições terminam em 7/10

ícone facebook
Publicado em:25/09/2015
Residência Multiprofissional em Saúde da Família: inscrições terminam em 7/10A Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) segue com inscrições abertas até 7 de outubro de 2015. Neste ano, serão destinadas 35 vagas a odontólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos que tenham por objetivo atuar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) visando a melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade. Para se inscrever, o candidato deverá conferir o edital disponível na Plataforma Siga LS.
 
A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (ano 2016/2018) faz parte da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (NERJ/RJ). O programa terá dois anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas (20%) e atividades teórico-práticas de formação em serviço (80%). 
 
De acordo com a pesquisadora Helena Seidl, da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenadora executiva do curso, a ampliação do número de vagas ofertadas pode trazer novas expectativas e desafios para a coordenação do curso. 
 
Residência Multiprofissional em Saúde da Família: inscrições terminam em 7/10“Estamos nos preparando para o 11º processo seletivo de alunos para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A grande novidade é que aumentamos o número de vagas (de 25, para 35) e foram inseridas duas novas categorias profissionais: farmacêutico e educador físico. Essa inclusão está relacionada com a expansão dos Núcleos de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (NASF), no Munícipio do Rio de Janeiro, proporcionando um campo para o desenvolvimento das atividades de prática dos alunos. Com esse aumento de vagas, serão destinadas cinco para cada categoria: enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e mais farmacêuticos e educadores físicos. Com essas alterações, a expectativa é que haja um significativo aumento das inscrições. Será que alcançaremos 1000 inscritos? Este será mais um desafio para toda a equipe da coordenação”, almejou.
 
A formação em serviço, feita sob supervisão de preceptores, é desenvolvida junto às equipes de saúde da família e dos NASF. As atividades teóricas e teórico-práticas são desenvolvidas principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Tais atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas dialogadas e expositivas e outras formas de ensino.
 
O resultado final da seleção será divulgado no dia 21/12/2015. O início do ano letivo está previsto para 1/3/2016. A Residência é coordenada pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho. Compõem a coordenação executiva: Helena Maria Seidl Fonseca, Margareth Rose Gomes Garcia, Márcia Cristina Rodrigues Fausto e José Wellington Gomes de Araújo.
 
Atenção: com a greve dos Correios, a coordenação abrirá exceção para que os candidatos entreguem a documentação no setor de Protocolo da ENSP. 
 
Endereço para envio da documentação/outras informações 
 
Fundação Oswaldo Cruz 
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca 
Serviço de Gestão Acadêmica – SECA 
Residência Multiprofissional em Saúde da Família
 Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ 
Ligação gratuita: 0800-0230085 Tel.: (21) 2598-2558 
Horário de atendimento ao público: 8h às 16h

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Residência Multiprofissional em Saúde da Família: inscrições terminam em 7/10