Busca do site
menu

ENSP dá início a Programa de Estágio Internacional

ícone facebook
Publicado em:18/09/2015

Uma antiga demanda de alunos e professores da ENSP, o Programa de Estágio Internacional da Escola tem início nesse sábado, 19 de setembro, com o embarque da primeira turma de alunos para Cuba. Nessa primeira oferta foram privilegiados os Programas de Residência (Multiprofissional e Médica), que selecionaram oito alunas (duas do Programa de Residência Médica e seis do Programa de Residência Multiprofissional) para compor o grupo de estagiários que atuarão durante 15 dias em unidades de saúde de Havana e municípios próximos, sob a supervisão de professores da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP), com a qual a ENSP mantém acordo de colaboração e histórico de cooperação em pesquisa e ensino.
 

ENSP dá início a Programa de Estágio Internacional

Responsável pelo Programa na ENSP, o vice-diretor de Escola de Governo em Saúde, Frederico Peres, afirmou que essa é uma importante ação tanto no âmbito da política de relações institucionais da Escola quanto no atendimento a demandas recorrentes de nossos professores e alunos. “Desde o início da atual gestão venho sendo procurado por um conjunto de professores e alunos que identificam essa área, do estágio internacional, como estratégica para o posicionamento de nossos programas de formação no âmbito das relações de Saúde Global, regional e internacionalmente. A ENSP sempre recebeu - e segue recebendo todos os anos -, diversos alunos estrangeiros, que vêm a nossa Escola, e em particular ao nosso Centro de Saúde Escola, para conhecer mais sobre as características de nosso sistema e programas de saúde. É justo e honesto que possamos oferecer aos nossos alunos a mesma oportunidade, confirmando nossa vocação de ser Escola Nacional com abrangência e reconhecimento internacional. Ainda mais pela possibilidade de fazê-lo em Cuba, com a estreita parceria dessa importante escola latino-americana que é a ENSAP” afirmou.

O programa de atividades dessa primeira turma incluirá visitas a unidades de Atenção Básica e Especializada, em Havana e outros municípios próximos, aulas com professores da ENSAP sobre o sistema e os programas de saúde de Cuba - com ênfase na Atenção Básica -, e atividades supervisionadas em policlínicas.

O Programa de Estágio Internacional pretende oferecer oportunidades anuais para os alunos da ENSP e poderá incluir outras modalidades de formação em 2016, no lato e nos stricto sensu, de acordo com a disponibilidade de recursos e da avaliação dessa primeira turma.

 


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP dá início a Programa de Estágio Internacional