Busca do site
menu

ENSP convida todos para Ato contra a violência do Estado na terça-feira (15/9)

ícone facebook
Publicado em:14/09/2015

Em memoria ao adolescente Cristian Andrade, assasinado em uma operação policial em Manguinhos e as demais vítimas de violência do Estado, contra o racismo e pelos Direitos Humanos, o Comando de Moblização da ENSP convida todos a participarem do Ato Contra a Violência do Estado, marcado para terça-feira, 15 de semtembro, a partir das 10 horas, em frente ao prédio da Escola Nacional de Saúde Pública. O Ato, que é aberto a todos os trabalhadores e estudantes da Fiocruz, aos moradores das comunidades de Maré, Manguinhos e Alemão, além de toda a sociedade civil, é parte das atividades de greve na instituição.

 

ENSP convida todos para Ato contra a violência do Estado na terça-feira (15/9)


ENSP repudia ações violentas e mortes em Manguinhos

Negro, pobre, favela, polícia armada, confronto e morte. Esses poderiam ser elementos de uma cena de filme, mas é a vida real. A tragédia nossa de cada dia que acontece na porta do cidadão brasileiro. Na terça-feira, 8/9, mais uma criança foi assassinada durante ação policial enquanto se divertia. Cristian tinha apenas 13 anos e jogava bola na comunidade onde morava, no Complexo de Manguinhos; vizinho da Fiocruz - uma instituição que tem em sua missão o compromisso de promover a saúde e o desenvolvimento social da população no mais amplo sentido da palavra. A ENSP/Fiocruz, sempre presente e atuante no território, mais uma vez se entristece e presta sua solidariedade à família de Cristian e a toda a comunidade. A Escola afirma que é preciso buscar soluções e repudia a violação brutal dos direitos humanos pela polícia armada do Estado. Confira a carta aberta publicada pelo Fórum Social de Manguinhos (FSM), um espaço de debates entre moradores, instituições e trabalhadores que atua na região.


”Nós, do FSM, vimos dizer com pesar, mas principalmente com muito ódio, que mais uma criança foi assassinada pelo Estado Brasileiro, pelas mãos da polícia do estado do Rio de Janeiro.

Por volta das 10h da manhã de terça-feira, 8/9, com incursão policial da Core, Bope e PM, foram ouvidos os primeiros tiros na favela de Manguinhos.

Cristian Soares da Silva, de 13 anos, um menino, como podem imaginar: negro, foi morto por policiais que atuavam na tal ‘operação’. Jogava bola, atividade cotidiana para qualquer criança, preta ou branca, na favela ou na zona sul. A diferença é que as crianças brancas da zona sul não precisam correr de policiais, tão pouco das balas que vem de seus fuzis.

Cristian tentou proteger sua vida, mas foi morto às 11h30, ao lado do campo onde jogava bola. Os moradores e moradoras de Manguinhos, conhecendo bem o trabalho da polícia carioca, tentaram proteger o corpo e a dignidade de Cristian (é o que resta aos favelados quando alvejados).

A defesa do corpo, e portando, da dignidade daquele menino, que não mais poderá jogar bola, ou crescer, foi protegida, às custas de muita violência, bombas, e fuzis empunhados à frente daqueles que ali vivem e não suportam mais o massacre desse maldito Estado Genocida.

Nós, do Fórum Social de Manguinhos, estamos mobilizados junto aos moradores e moradoras de Manguinhos para que a nossa favela não se cale diante de mais uma morte.

Cristian, como Matheus, Paulo Roberto, Mauricio Afonso, Jonatha, não será esquecido, como tantos outros que tombaram na mão desse maldito Estado Genocida.

Continuaremos na luta, com bombas, fuzis na cara e tantas ameaças que nosso povo sofre todos os dias.

NENHUM PASSO ATRÁS SERÁ DADO!
#‎CristianPresente”


 


Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: ENSP convida todos para Ato contra a violência do Estado na terça-feira (15/9)