Busca do site
menu

Trabalhos da ENSP recebem menção honrosa no Prêmio Capes de Teses

ícone facebook
Publicado em:21/09/2015
Trabalhos da ENSP recebem menção honrosa no Prêmio Capes de TesesA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese, edição 2015, concedido para as melhores teses de doutorado defendidas em 2014. A ENSP recebeu duas menções honrosas. Entre os vencedores, selecionados em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação, está uma tese do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O IOC foi também agraciado com uma menção honrosa. As indicações da Escola foram na categoria Saúde Coletiva. 
 
As menções honrosas foram para as teses Descentralização e regionalização em saúde no Brasil e na Espanha: trajetórias, características e condicionantes, da estudante de doutorado em Saúde Pública Adelyne Maria Mendes Pereira, sob orientação da pesquisadora Luciana Dias de Lima; e Análise da contribuição de um programa perinatal multifacetado para a redução da prevalência de cesarianas em um hospital privado: um subprojeto da pesquisa Nascer no Brasil, da estudante de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Jacqueline Alves Torres, com orientação da pesquisadora Maria do Carmo Leal.
 
Mais sobre a indicação da Fiocruz
 
A tese Mecanismos de ativação plaquetária na dengue: contribuições para a patogênese, desenvolvida pelo biólogo Eugenio Damaceno Hottz, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, orientada pelos pesquisadores Patrícia Torres Bozza e Fernando Augusto Bozza, foi a vencedora na categoria Ciências Biológicas II. Outro destaque do Instituto foi a tese Avaliação de fatores epidemiológicos, micológicos, clínicos e terapêuticos associados à esporotricose. O estudo, que recebeu uma menção honrosa na categoria Medicina II, foi defendido por Dayvison Francis Saraiva Freitas, no Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical, com orientação da médica Maria Clara Gutierrez Galhardo e co-orientação da bióloga Rosely Maria Zancopé Oliveira, pesquisadoras do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).
 
A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro de 2015, em Brasília.

Seções Relacionadas:
Artigos Prêmios

Trabalhos da ENSP recebem menção honrosa no Prêmio Capes de Teses

1 comentários
ELIZABETH ARTMANN
17/09/2015 10:09
Gostaria de parabenizar os alunos e orientadores das teses premiadas não só da Ensp mas também do IOC e do INI-Evandro Chagas. Parabéns, Adelyne e Luciana, Jaqueline e Duca, da Enspp; Maria Clara e Rosely e Dayvison; Patrícia e Fernando e Eugenio, do IOC Não posso deixar de mencionar o orgulho que tenho de meus colegas e dos alunos que fazem esta instituição de excelência! E de destacar especialmente a capacidade desta instituição de oferecer a oportunidade de estudos que contribuem tanto para o desenvolvimento da capacidade de reflexão acadêmica no país quanto para o desenvolvimento do SUS e de tecnologias que vêm responder às demandas de nossa realidade na área da saúde. Os prêmios revelam um importante reconhecimento da contribuição e excelência de nossos programas de pós-graduação, especialmente o stricto senso. Parabéns, Fiocruz! Elizabeth Artmann Pesquisadora Titular e Coordenadora do Daps/Ensp/Fiocruz