Busca do site
menu

Ministério da Justiça e PNUD selecionam iniciativas para mapear dados de homicídio doloso no Brasil

ícone facebook
Publicado em:04/09/2015
Ministério da Justiça e PNUD selecionam iniciativas para mapear dados de homicídio doloso no BrasilDe 1980 a 2000, a taxa de homicídios no Brasil aumentou 130%, atingindo o registro de 27 mortes para cada 100 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Em números absolutos, isso significa que quase 600 mil pessoas foram assassinadas nesses 20 anos. Para deter o crescimento dessa estatística, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), desenvolveu edição especial do projeto Pensando a Segurança, com foco em homicídios. O objetivo da iniciativa é realizar um diagnóstico para compreender a dinâmica da violência nos municípios que apresentam as maiores taxas de homicídio do Brasil.
 
“O que queremos é entender como funciona a violência e tentar identificar algumas causas, porque a violência tem características diferentes. Não só em função da região, mas dentro do mesmo município existem dinâmicas de violência distintas em cada bairro e no território”, afirma a analista de programa de governança democrática e segurança cidadã do Pnud, Érica Machado.
 
Dessa forma, a fim de aprofundar a coleta de dados em níveis locais, a Senasp e o Pnud estão com edital aberto para seleção de projetos que visem captar dados qualitativos e quantitativos para mapear homicídios dolosos nos municípios. 
 
Érica Machado explica que o objetivo da iniciativa é “ter uma percepção mais qualificada e confiável das causas e fatores de risco referentes aos homicídios, de seus atores e vítimas, além de diversos outros fatores relacionados”. 
 
Para isso, as pesquisas estão divididas em nove grupos de atuação que englobam todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Cada instituição que se inscrever no edital pode apresentar até duas propostas no total, em grupos diferentes. 
 
Nos projetos que forem apresentados, é importante ressaltar as dimensões de gênero, geração, etnia e diferenças regionais e geográficas no Brasil que tenham impacto sobre o objeto estudado. Além disso, é necessário descrever as percepções dos atores individuas e coletivos vinculados à área de justiça e segurança pública.
 
Acesse o edital de convocação e seleção de projetos: Pensando a Segurança – Edição especial homicídios

Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Ministério da Justiça e PNUD selecionam iniciativas para mapear dados de homicídio doloso no Brasil