Busca do site
menu

61 anos ENSP: violência e saúde pautam debate desta quinta-feira (3/9)

ícone facebook
Publicado em:02/09/2015
61 anos ENSP: violência e saúde pautam debate desta quinta-feira (3/9)Para celebrar os seus 61 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) elegeu como tema a luta por melhores condições de educação, saúde, dignidade e liberdade para o ser humano. Visando ampliar a discussão a respeito do assunto, a ENSP receberá, nesta quinta-feira (3/9), o deputado estadual Marcelo Freixo e uma das fundadoras do Movimento Moleque, Mônica Cunha, para o debate Violência e Saúde. O evento, que faz parte de mais uma atividade de greve da Fiocruz, ocorrerá no salão internacional da ENSP, às 9h30, e é aberto a todos os interessados.
 
Confira, abaixo, o perfil e a atuação dos participantes.
 
Marcelo Freixo é um professor e político brasileiro. Além de deputado estadual fluminense, é o atual presidente da Comissão de Defesa Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. Freixo priorizou em seus mandatos a interlocução direta com os movimentos sociais, servidores públicos e juventude. O resultado dessa parceria se consolidou com a aprovação de leis que tiveram efeito imediato na população, como a criação do Mecanismo e do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura e a criação do cadastro estadual de crianças e adolescentes desaparecidos. Além disso, por conta de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de Freixo, foi ampliado para seis meses o aleitamento materno das servidoras estaduais. A interlocução com o debate mais profundo sobre políticas públicas essenciais para a população e a ineficácia do Estado em garantir direitos se tornaram pautas prioritárias de sua ação.
 
Mônica Cunha é uma das fundadoras do Movimento Moleque. Há 14 anos, sua vida virou de ponta-cabeça quando um de seus filhos, Rafael, de 15 anos, foi apreendido pela polícia depois de participar de um roubo. A dor como mãe a conduziu por caminhos de aprendizado e de mobilização. 
 
O Movimento Moleque nasceu no dia 10 de dezembro de 2003. Organizado pelas mães dos meninos de todas as unidades do Padre Severino (unidade do sistema socioeducativo da cidade do Rio de Janeiro), em parceria com outras ong's, o "Primeiro Ato de Desabraço ao Instituto Padre Severino (IPS)" foi uma ação de repúdio às práticas repressivas ali ainda realizadas, em protesto ao desrespeito às reivindicações e denúncias desencadeadas a partir do "Ato de Abraço ao IPS", realizado no ano anterior. Desde então, o Moleque tem participado de diversas conferências e colóquios, buscando estar em todos os locais e de todas as formas onde a informação e o debate a respeito do jovem em conflito com a lei e o sistema socioeducativo possam contribuir para a transformação desta realidade. 
 
 
 
Educação, saúde, dignidade e liberdade para o ser humano são defesas da ENSP. Diga não à violência!. Este é o tema central escolhido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) para comemorar seus 61 anos, seguindo em sua busca incessante pela qualidade de vida de forma plena para a sociedade brasileira. Em virtude da greve da Fiocruz, as comemorações da ENSP ocorrerão nos dias 2 e 3 de setembro, com a realização de dois grandes debates:  Enfretamento da violência pela área da saúde e o contexto da violência hoje, realizado na quarta-feira (2/9) e Violência e Saúde, marcado para o dia 3/9.

61 anos ENSP: violência e saúde pautam debate desta quinta-feira (3/9)

Seções Relacionadas:
61 anos ENSP

Nenhum comentário para: 61 anos ENSP: violência e saúde pautam debate desta quinta-feira (3/9)