Busca do site
menu

Comando de Greve ENSP promoverá debate sobre prioridade dos gastos em saúde

ícone facebook
Publicado em:17/08/2015

O Comando de Greve da ENSP voltou a se reunir nesta segunda-feira, dia 17/8, para discutir a conjuntura política e econômica nacional e as perspectivas para a greve da Fiocruz, sinalizando a importância da mobilização de todos para o debate. Ficou definido, ao final do encontro, a agenda para esta semana (17 a 21/8), começando com a participação na atividade Greve na Praça, para compor o Ato do Servidores Públicos Federais (SPF) do Estado do Rio de Janeiro, na terça-feira (18/8), na Cinelândia, e com a realização do Ceensp de Greve que terá como tema Prioridades do Gasto e(m) Saúde, na quarta-feira (19/8), às 14 horas, no salão internacional da Escola.

Mobilização interna nesta semana

Na terça-feira (18/8), o Comando de Greve da ENSP se une à Asfoc-SN e convoca todos os trabalhadores, estudantes, docentes, técnicos e demais categorias para compor o Ato do Servidores Públicos Federais do Estado do Rio de Janeiro. A concentração está marcada para 9h na Estação do Trenzinho da Fiocruz ou no Centro do Rio, às 10 horas. Ao longo do dia (10h às 16 horas) haverá diversas atividades, com o objetivo de dialogar com a população sobre a greve: debates, panfletagem, exibição de vídeos, atividades culturais, apresentação das instituições e barracas de cada movimento.

A reunião de quarta-feira (19/8) do Comando de Greve da ENSP acontecerá junto com a reunião do Comando de Greve Geral da Asfoc-SN, na sede do Sindicato, às 10 horas. Em seguida, o Comando ENSP se reunirá, às 13 horas, antes do Ceensp de Greve, no salão internacional da Escola, com os alunos dos programas stricto sensu da ENSP para explicar como está o funcionamento na instituição durante o período de greve.

Comando de Greve ENSP promoverá debate sobre prioridade dos gastos em saúdeDando prosseguimento ao movimento de greve e a importância de se debater os investimentos em saúde no país, o Comando de Greve da ENSP promoverá, ainda na quarta-feira (19/8), uma sessão especial do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp de Greve), às 14 horas, com o tema Prioridades do Gasto e(m) Saúde. Foram convidados para participar, como debatedores, Maria de Fátima Siliansky (Iesc/UFRJ) e Carlos Octávio Ocké-Reis (Ipea). A atividade, aberta aos interessados, será conduzida pela pesquisadora da ENSP Marina Noronha. É importante ressaltar que este Ceensp vale créditos para os alunos de pós-graduação stricto sensu da Escola.

Na sexta-feira (21/8) haverá mais um encontro do Comando de Greve, às 10 horas, na sala 410 da ENSP quando receberá, além dos trabalhadores da instituição, a representação do Fórum de Alunos ENSP, para seguir na luta pela defesa da saúde, da cidadania e de direitos sociais conquistados.

Os encontros do Comando de Greve da ENSP ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, na sala 410 da Escola, às 10 horas. A atividade é aberta aos trabalhadores e estudantes da ENSP, que podem participar do grupo do Comando de Greve no Facebook ou solicitar informações pelo e-mail comandodegreveensp@gmail.com.

Ato dos trabalhadores marca o “Fiocruz em greve pra Você”
Fonte: Asfoc-SN


Um Ato dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz marcou, no sábado (15/8), o “Fiocruz em greve pra Você”. Durante a manifestação, os servidores públicos, vestidos com camisas pretas, pediram mais respeito às carreiras da Fiocruz, reivindicaram um serviço público de qualidade; e protestaram contra o ajuste fiscal e os cortes orçamentários do governo que prejudicam os trabalhadores.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, os trabalhadores, de forma voluntária, marcaram seu compromisso social. Distribuíram adesivos e panfletos explicando à população os motivos da greve e o trabalho desenvolvido para a sociedade. O Ato teve ainda música, dança, palavras de ordem, além de faixas de protesto contra a política do atual governo.

“Nossa greve não é contra a população. É para chamar a atenção dos nossos governantes para os pleitos dos servidores públicos e dizer para eles que os trabalhadores e a população não podem pagar pela crise”, afirmou a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco.

O Batuca Oswaldo, oficina de percussão da Asfoc-SN, fez ainda uma apresentação no palco principal do evento, com todos os seus músicos vestindo camisa preta – confira abaixo as próximas atividades da Agenda de Mobilização e clique aqui para ver algumas imagens do “Fiocruz em greve pra Você”.

O Sindicato parabeniza todos os trabalhadores e estudantes que, em ação voluntária, realizaram mais uma edição deste grande evento e acolheram a população.


Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Comando de Greve ENSP promoverá debate sobre prioridade dos gastos em saúde