Busca do site
menu

Comando de greve realiza ato no Fiocruz pra Você

ícone facebook
Publicado em:14/08/2015
Comando de greve realiza ato no Fiocruz pra VocêO Comando de Greve da ENSP voltou a se reunir nesta sexta-feira, dia 14/08, e a principal atividade definida será o ato dos trabalhadores da Fundação, que ocorrerá no sábado (15/8) durante a 22ª edição do Fiocruz Pra Você. A ideia é que, além dos serviços habitualmente oferecidos à população, os participantes do ato esclareçam à sociedade os motivos da greve e o trabalho que a Fundação desenvolve para a população. O Fiocruz pra Você dará início à primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e sua proposta é criar um ambiente atrativo, que estimule as famílias a vacinar as crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil, por meio da participação em atividades de lazer, culturais, educativas e de promoção da saúde e cidadania. A abertura do evento está prevista para as 8h e o ato dos trabalhadores acontecerá às 10h30.
 
Mais uma vez foi ressaltado que a greve é muito mais do que uma reivindicação pelo ajuste salarial, sendo um movimento em defesa da saúde, da cidadania e de direitos sociais conquistados. Dessa forma, o movimento de greve também foi compreendido como uma oportunidade para a instituição aprofundar o debate sobre projetos estratégicos e prioridades para a saúde pública e para a própria Fiocruz.
 
Atividades consideradas excepcionais
 
-  a realização das disciplinas obrigatórias dos programas de stricto sensu, a partir do dia 17/08;
- a realização das qualificações e defesas (lato sensu e stricto sensu);
- a manutenção das atividades previstas com os alunos do Mestrado Internacional de Moçambique;
- a realização das aulas inaugurais previstas com convidados externos como atividade aberta ao público;
- a retomada das aulas do curso de especialização em Saúde Pública às segundas e terças-feiras;
- as atividades de tutoria dos cursos de EAD em andamento e os momentos presenciais já agendados;
- as atividades relacionadas aos editais e chamadas públicas de ensino abertas;
 
Fiocruz pra Você
 
A ENSP/Fiocruz, além da tradicional colaboração do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e da Clínica da Família Victor Valla, terá, pela primeira vez, participação do projeto Livro em Movimento, que visa a promoção da leitura e a troca por meio da doação.   
 
As atividades culturais já confirmadas para o evento serão a Bateria Batuca Oswaldo, Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Oficina de Percussão da Maré, Circo do Marcos Frota, Grupo de Chorinho, Música na Calçada, Coral da Comlurb, Escola de Música de Manguinhos, Orquestra do Palácio Itaboraí de Petrópolis e, no encerramento, a Escola de Samba Mirim Estrelinha da Mocidade. Estarão presentes, também, a embaixadora do esporte Sandra Pires (campeã mundial e olímpica de vôlei de praia), atores mirins, os cães adestrados da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, entre outras atrações.
 
Haverá ainda feira de ciências, atividades do programa Saúde nas Escolas, a exposição Pelos caminhos do SUS,  a peça Conferência sinistra, oficina de pipa, troca de lixo por mudas, pintura facial, contação de histórias, jogos sustentáveis, informações sobre cuidados da saúde com o bebê, aferição de glicose e pressão arterial, brinquedos para as crianças e biblioteca itinerante. É importante ressaltar a necessidade de os pais trazerem a Caderneta de Vacinação de seus filhos.
 
Encerramento da Semana do Autocuidado em Manguinhos
 
Escolas públicas do território Manguinhos participam do Fiocruz Pra Você no dia 15/8, encerrando a semana do autocuidado 2015. O evento será na estação do Trenzinho do Museu da Vida, que fica na entrada principal da Fiocruz, localizada na Avenida Brasil. 
 
A Semana do Autocuidado das escolas tem como objetivos: realizar atividades intersetoriais na colaboração entre educação, saúde, cultura e assistência social sobre o mote: “Ecologia do cuidado: cuidar de si, do outro e do meio ambiente” - tema 2015.

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Comando de greve realiza ato no Fiocruz pra Você