Busca do site
menu

ENSP diz não à violência em seu aniversário de 61 anos

ícone facebook
Publicado em:14/08/2015
ENSP diz não à violência em seu aniversário de 61 anosEducação, saúde, dignidade e liberdade para o ser humano. No alto dos seus 61 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca continua em sua busca incessante pela qualidade de vida de forma plena para a sociedade brasileira. O tema da comemoração de aniversário definido para este ano de 2015 é a não violência. As palestras, homenagens, a realização de um Ceensp especial e as mesas-redondas, já tradicionais durante as celebrações anuais da ENSP, ocorrerão de 31 de agosto a 4 de setembro nas dependências da Escola. O Informe ENSP divulgará todas as atividades em seu Portal e nas redes sociais. Fique atento à programação e participe conosco de mais essa data especial. 
 
Entre as exposições já definidas e confirmadas estão uma homenagem aos 30 anos do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), comemorado em 2015; um debate sobre a qualidade da saúde pública e o direito da população, com o professor da Universidade Estadual de Campinas e sanitarista Gastão Wagner; e uma palestra sobre os impactos da violência na saúde dos brasileiros com a editora científica da revista Ciência & Saúde Coletiva e coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Maria Cecília Minayo.
 
A semana conta ainda com um encontro especial do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat, cujo tema central do debate será violência e saúde. Várias outras palestras com temas diversos acontecerão, como: os desdobramentos das manifestações populares de 2013, que será coordenada pelo Fórum de Articulação da ENSP com Movimentos Sociais; um debate sobre a Comissão da Verdade da Reforma Sanitária; e uma conversa sobre a criminalização da juventude. 
 
Programação cultural
 
A semana terá a exposição de fotos Onde está Careli, que lembra a triste história do servidor da Fiocruz, confundido com um sequestrador e levado por policiais da Divisão Antissequestro quando falava de um orelhão público na favela da Varginha, ao lado da Fiocruz, em 1993. Jorge Careli somente teve a sua morte presumida depois de quase 20 anos de seu desaparecimento. 
 
O filme Carioca era um Rio será exibido na inauguração de um Cineclube na ENSP. O documentário, do diretor Simplicio Neto, aborda a história do rio que deu nome aos habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Principal fonte de abastecimento de água por dois séculos, o Rio Carioca orientou o crescimento dessa capital, mas hoje é um grande canal de esgoto submerso que deságua na Baía da Guanabara e a cidade tenta esconder.  A história desse rio é a história do desenvolvimento urbano no Brasil. Além do diretor, o pesquisador do Departamento de Saneamento de Saúde Ambiental da ENSP Renato Feitosa participará de um debate sobre o filme. 
 
Encerrando as comemorações, ocorrerá uma apresentação do MC Big Free (Manuel Evangelista), Bambu do Rap e Igor Santos. Os três fazem parte do Coletivo Criativo de Rua e trabalham com diferentes atividades culturais (cinema, rap, grafite, poesias, performances etc.); uma apresentação da Banda Harmonia Enlouquece, a Feira Sabores e Saberes, uma ação do Livro em Movimento e uma apresentação do Bloco Discípulos do Oswaldo (Asfoc). 

Seções Relacionadas:
61 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP diz não à violência em seu aniversário de 61 anos