Busca do site
menu

Cofen e Fiocruz apresentam Perfil da Enfermagem às secretarias Municipais de Saúde

ícone facebook
Publicado em:12/08/2015
Cofen e Fiocruz apresentam Perfil da Enfermagem às secretarias Municipais de Saúde“O Perfil da Enfermagem no âmbito do SUS” foi tema de painel apresentado na noite de 7 de agosto, durante o 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems 2015). Maria Helena Machado, coordenadora nacional da pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) apresentou aos gestores públicos municipais o diagnóstico revelado pelo estudo, mais amplo levantamento sobre uma profissão já realizado na América Latina.
 
“A Enfermagem vive uma situação crítica, e os gestores precisam adotar ações concretas e urgentes para alterar esta realidade”, afirmou Maria Helena, ressaltando os baixos salários e forte desgaste dos profissionais, realidade tanto da rede pública quanto privada.
 
O diretor da DEGERTS/MS, Ângelo D’Agostini propôs o cruzamento dos dados da pesquisa para construir estratégia de inclusão da Enfermagem na Agenda Nacional de Trabalho Decente. “Precisamos transformar a Enfermagem em referência de trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em boas condições, capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores”, afirmou.
 
“O objetivo da pesquisa Perfil da Enfermagem é justamente fornecer subsídios para mudar esta realidade”, ressaltou o conselheiro federal Luciano Silva, que representou o Cofen no painel.

Fonte: Cofen
Seções Relacionadas:
Pesquisa

Nenhum comentário para: Cofen e Fiocruz apresentam Perfil da Enfermagem às secretarias Municipais de Saúde