Busca do site
menu

Fórum de Estudantes da ENSP envia carta aos alunos

ícone facebook
Publicado em:05/08/2015
*Fórum de Estudantes da ENSP

Fórum de Estudantes da ENSP envia carta aos alunosDesde o dia 16 de julhos os trabalhadores da Fiocruz entraram em greve em sete estados do Brasil (Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Distrito Federal e Paraná), recusando a proposta do Governo Federal de reajuste salarial abaixo da inflação, que foi de 21,3% ao invés de 27,3%, além de reinvindicar a data base, direito de negociação coletiva e paridade de salarial entre ativos e aposentados.
 
Mas a greve é só por salários? O que temos a ver com isso?
 
O Fórum de Estudantes da ENSP, entendendo a importância de os estudantes compreenderem e se envolverem com a paralisação dos servidores, elabora esta carta para dialogar com os estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública sobre os motivos da atual greve, que vão muito além das pautas salariais ou da modificação das nossas rotinas do cotidiano.
 
Enquanto o Bradesco atinge o segundo maior lucro trimestral da história em 2015, vivemos um cenário acirramento da crise econômica para a população no Brasil, sentido nos diversos cortes de verba da Educação, como o corte de 75% da verba das bolsas CAPES, e na Saúde, que por exemplo sentimos pelos cortes de recursos materiais e humanos nas Clínicas. Além disso, os servidores públicos federais têm o ajuste salarial adiado há 4 anos, ao mesmo tempo que reduz o quadro de funcionários e aumenta a sobrecarga de serviços, comprometendo a qualidade. Neste mesmo ano, sob a presidência de Eduardo Cunha, a Câmara aprovou as Medidas Provisórias 665 e 664 que reduzem direitos trabalhistas históricos, como abono salarial, seguro desemprego, auxilio-doença e pensão por morte.
 
Sendo assim, quem está pagando pela crise econômica vivida hoje no país? Os trabalhadores.
 
Achamos importante a mobilização dos servidores da Fiocruz em denunciar esses Ajustes Fiscais da Presidenta Dilma e do Ministro da Fazendo, Joaquim Levy, pautando de forma crítica o momento atual em que se retira o pão da boca dos trabalhadores para colocar na mesa dos grandes empresários e bancos que administram os interesses da elite do país.
 
Nós, estudantes que participamos ativamente do Fórum de Estudantes da ENSP, defendemos uma formação crítica interna e externa às nossas instituições, que reflita o contexto político em que vivemos e paute questões sobre direito e cidadania. Sendo assim, nos colocamos em apoio à greve dos funcionários da Fiocruz e de todos os servidores federais!
 
Convidamos todas e todos a participarem das atividades de mobilização da greve nesta semana, as quais são importantes vivências sobre o lutar por mais direitos.
 
Deixamos a disposição também alguns links importantes para acompanhar as últimas notícias da greve e tirar dúvidas.
 
O Fórum seguirá ativo e a ocupando esses espaços para agregar e debater com todos os estudantes que queiram saber mais informações ou se aproximarem ou tirarem dúvidas sobre a atividades da greve. Nossa próxima reunião está marcada para o dia 06/08, às 17h, na sala 404 da ENSP.
Vamos participar!
 
Mais informações:
Site da ASFOC Nacional - http://www.asfoc.fiocruz.br/portal/
 

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Fórum de Estudantes da ENSP envia carta aos alunos