Busca do site
menu

Curso internacional da ENSP recebe pesquisador da Suíça

ícone facebook
Publicado em:14/07/2015

Curso internacional da ENSP recebe pesquisador da SuíçaDe 13 a 17 de julho acontece, na ENSP, o Curso Internacional sobre Avaliação de Impacto a Saúde em Grandes Empreendimentos que conta com a participação do professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça. Winkler está no Brasil através do Programa Ciência sem Fronteiras da Capes, em projeto coordenado pelos pesquisadores da Escola Sandra Hacon e André Perisse, e que conta com apoio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz. O professor traz em sua a bagagem uma larga experiência sobre o tema, adquirida em países da África, da Ásia e da América do Sul.

A Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) é uma metodologia que engloba a identificação, predição e avaliação das esperadas mudanças nos riscos na saúde (podendo ser tanto negativas como positivas, individual ou coletivas), causadas por uma política, um programa, um plano ou projetos de desenvolvimento em uma população definida.

Mirko Winkler é formado em Ciências Ambientais (MSc ETH), Epidemiologia (PhD) e Clínica de Medicina Tropical (DTM & H). Considera-se um epidemiologista ambiental sendo, portanto, preocupado com o estudo de exposições ambientais que contribuem para condições adversas de saúde e a identificação de intervenções de saúde pública para gerir os riscos associados. Suas atividades de pesquisa atuais têm dois focos. Uma delas é sobre a Avaliação do Impacto na Saúde (AIS) nos setores extrativistas e de desenvolvimento de bioenergia de recursos hídricos. O outro é sobre a avaliação de risco microbiológico e químico no contexto do planejamento do saneamento e urbanização.

Em abril deste ano, o professor esteve na Escola para uma palestra sobre o tema. Confira aqui como foi a exposição e assista ao vídeo da atividade.

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso internacional da ENSP recebe pesquisador da Suíça