Busca do site
menu

Avanço do sistema financeiro sobre a saúde é tema de mesa-redonda na ENSP

ícone facebook
Publicado em:25/06/2015
Avanço do sistema financeiro sobre a saúde é tema de mesa-redonda na ENSPAcontece, nesta sexta-feira, dia 26 de junho, a última das três mesas-redondas que debateram a ética na medicina, nos dias de hoje. Como ocorreu nos dois primeiros eventos da série, o livro Medicina financeira: ética estilhaçada, de Luíz Vianna Sobrinho, servirá de ponto de partida para o debate, do qual participam Lígia Bahia, doutora em Saúde Pública pela ENSP, e pesquisadora da UFRJ, Rudá Ricci, sociólogo e cientista político, e Ana Maria Costa, atual presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, o Cebes. O título desse terceiro encontro é O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.
 
Ao abordar os problemas atuais da prática da medicina, a partir de observações de sua experiência como clínico geral, Luíz Vianna Sobrinho passou a trabalhar com a hipótese do surgimento de uma nova ética médica no final do século passado. Nela, o alívio do sofrimento humano dá lugar ao desempenho financeiro como finalidade da ação dos médicos.
 
- Hoje, o paciente é uma meta escriturária, mas não real, diz Luíz Vianna.
 
Os encontros que debateram o tema, na ENSP, se debruçaram sobre variados aspectos desse problema. Na primeira mesa-redonda, A Ética Estilhaçada - ethos, techné e sujeito, os pesquisadores da ENSP Luis David Castiel, Fernando Telles e Marilene Castilho debateram questões como a ética utilitarista que parece dar as cartas na prática médica, a profusão dos exames complementares em detrimento do diagnóstico clássico, com consequentes perdas na relação médico-paciente e as dificuldades no enfrentamento desse modelo em que o dinheiro dita as regras de maneira quase totalizante.
 
A segunda mesa-redonda, A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, contou com a participação de Maria de Fátima Andreazzi, da UFRJ, e Carlos Ócke-Reis, do IPEA. Discutiu-se, nesse encontro, a importância econômica do setor saúde, a captura das agências reguladoras por agentes do lobby da saúde privada, a perda de prestígio das instituições públicas como centros de referência para a carreira dos grandes médicos, entre outros temas. A última mesa-redonda da série está marcada para às 10h da manhã, no Salão Internacional da ENSP.

Avanço do sistema financeiro sobre a saúde é tema de mesa-redonda na ENSP


Avanço do sistema financeiro sobre a saúde é tema de mesa-redonda na ENSP

1 comentários
VALDIR CAMPOS ESTRELA
26/06/2015 10:23
Felizmente temos a ENSP/FIOCRUZ como um dos últimos bastiões da resistência dos setores progressistas, populares e democráticos em defesa de um sistema público democrático, inclusivo, universal de saúde. A tarefa de defender o SUS se torna a cada dia mais estratégica e ao mesmo tempo mais difícil diante dos interesses avassaladores como diz o título do tema de um dos debates do setor privado da saúde em nosso país, constituído por verdadeiros vampiros que não hesitam em sugar o sangue e a própria vida do povo brasileiro. Que a luta organizada do povo brasileiro e dos setores avançados de nossa sociedade se intensifique em defesa do maior patrimônio da população brasileira particularmente das camadas mais vulneráveis, o SUS, especialmente em um ano de conferências de norte a sul do país quando deveremos gritar em alto e bom som: saúde não é mercadoria, viva o SUS, patrimônio do povo brasileiro!