Busca do site
menu

DSSA encerra ciclo de encontros debatendo direito humano à água

ícone facebook
Publicado em:24/06/2015
Encerrando o ciclo de eventos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP realizará o V DSSA Debate, cujo tema será Direito humano à água e ao esgotamento sanitário. Para tanto, trará como palestrante o relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas e pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz, Léo Heller. A mesa será coordenada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. O encontro faz parte da programação do evento Sustentabilidade: o equilíbrio necessário, que teve como objetivo discutir temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. O DSSA Debate é aberto ao público e acontecerá no salão internacional da Escola, no 4º andar, às 13h30.
 
De acordo com o recente relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU (FAO) - intitulado Rumo a um futuro seguro com água e comida, lançado em abril de 2015, durante o Fórum Mundial da Água -, apesar da expectativa de que as fontes de água no mundo sejam suficientes para abastecer a população global de nove bilhões de pessoas em 2050, o contínuo consumo excessivo e o impacto das alterações climáticas vão diminuir a sua disponibilidade em muitas regiões, em especial as mais carentes do planeta. 
 
Ainda sobre o direito humano à água, segundo a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), o planeta irá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água em 2030, a menos que a comunidade internacional melhore drasticamente o gerenciamento do abastecimento de água. A demanda por água deve disparar em 55% em 2050, enquanto 20% das águas subterrâneas do planeta já estão superexploradas. Em relação ao esgotamento sanitário, o acesso universal a ele é fundamental para a dignidade humana e também um dos principais mecanismos de proteção da qualidade dos recursos hídricos disponíveis atualmente. 
 
Sobre o palestrante:
 
Léo Heller possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período de 2005 a 2006. Foi professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais e é pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, da Fiocruz. 
 
Na UFMG, dentre outras funções, foi chefe do Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98), Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008). Foi membro do CA em Ciências Ambientais do CNPq (2008-11), seu coordenador (2010-11) e membro do CATC (2010-11). Atualmente é relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas.

DSSA encerra ciclo de encontros debatendo direito humano à água


Nenhum comentário para: DSSA encerra ciclo de encontros debatendo direito humano à água