Busca do site
menu

Pesquisa mostra importância da mídia para sensibilização de jovens sobre DST

ícone facebook
Publicado em:25/06/2015
Pesquisa mostra importância da mídia para sensibilização de jovens sobre DSTO novo relatório, intitulado A mídia brasileira enfocando os jovens como atores centrais na prevenção de DST/Aids e Hepatites Virais, foi lançado pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ele reúne relatos de grupos de jovens e adolescentes, bem como de jornalistas que trabalham na mídia – coletados pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) – sobre as suas percepções em relação à mídia e ações de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais.
 
A publicação pode ser utilizada como uma importante ferramenta de consulta, trazendo sugestões de estratégias para ampliar a cobertura pelos meios de comunicação sobre temas como DST e aids. 
 
“Sinto falta de uma mídia que aborde a questão da prevenção do HIV como um tema transversal”, disse um jovem ativista de direitos humanos de Porto Alegre. Para a oficial de Programa do setor de Educação Preventiva da Unesco no Brasil, Mariana Braga, os meios de comunicação precisam buscar uma linguagem capaz de alcançar diretamente a juventude, que seja menos impositiva e mais acessível. Segundo ela, somente o slogan “Use Camisinha” não tem funcionado. “Além disso, hoje os jovens acessam as informações pela internet, por blogs que muitas vezes trazem conteúdos pouco qualificados”, considerou Mariana. 
 
A diretora da Unaids no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, lembrou que o aumento de novas infecções pelo HIV no país despertou o debate sobre a importância da mídia na disseminação de informações de qualidade sobre prevenção, tratamento e serviços relacionados ao HIV e afirmou que o lançamento deste relatório reflete esta preocupação. 
 
Saiba mais detalhes aqui.

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisa mostra importância da mídia para sensibilização de jovens sobre DST