Busca do site
menu

Seminário destaca a conformação de políticas para o mestrado profissional da ENSP

ícone facebook
Publicado em:15/06/2015
Seminário destaca a conformação de políticas para o mestrado profissional da ENSPNos dias 17 e 18 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará o seminário Mestrados Profissionais da Pós-Graduação Ensp/Fiocruz: avanços e perspectivas. O evento tem como principal objetivo propor uma reflexão acerca dos avanços, desafios e perspectivas dessa modalidade de formação na ENSP, conforme o cenário nacional e os mecanismos de regulação da Capes, além de apresentar as experiências das turmas de mestrado profissional (MP) dos programas de pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública, considerando as múltiplas temáticas, propósitos e abordagens adotadas. Coordenada pelos pesquisadores Marly Marques da Cruz e Gideon Borges dos Santos, a atividade é aberta ao público e está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP.

Confira a programação completa.
 
“O crescimento dos mestrados profissionais na Escola Nacional de Saúde Pública e nas diversas instituições de pós-graduação para a formação de profissionais do setor saúde requer a implementação de debates sobre essa modalidade de formação. Nossa ideia é ampliar o conhecimento a respeito dos cursos ofertados, além de discutir aspectos de governança do mestrado profissional. O aumento dessa demanda nos impõe um melhor entendimento de como deve funcionar a política de formação, além de uma maior integração entre os próprios programas na ENSP”, afirmou a coordenadora de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, Marly Cruz.
 
A mesa de abertura do seminário será composta pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nisia Trindade Lima, pela coordenadora de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, pela vice-diretora de Pós-graduação da ENSP, Tatiana Vargas, e pelos pesquisadores Nilson do Rosário e Silvana Granado, coordenadores dos programas de pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, respectivamente.
 
A segunda mesa do dia, marcada para as 10 horas, debaterá o Cenário da Política de Formação em Pós-graduação no Brasil, com presença da pesquisadora Eduarda Cesse, do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhaes e coordenadora adjunta da área de Saúde Coletiva da Capes, e da pesquisadora do departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Virginia Hortale. Compõem a mesa as pesquisadoras Marly Cruz e Inês Mattos, coordenadora de MP do programa de Epidemiologia da ENSP.
 
O segundo dia do evento promoverá uma discussão a respeito da política de ensino para o mestrado profissional da ENSP. Na ocasião, também serão apresentados os perfis dos alunos dos cursos de mestrado profissional da ENSP. “A Escola oferece cursos de MP desde 2002, já desenvolveu 35 turmas e, ainda assim, trata-se de uma modalidade que carece de maior visibilidade. Precisamos ampliar seu espaço construtivo e deliberativo na ENSP, além de discutir os avanços e desafios para o próprio processo de formação de recursos humanos nos sistemas de saúde”.

Seminário destaca a conformação de políticas para o mestrado profissional da ENSP
 
Serviço:
Seminário Mestrados Profissionais da Pós-Graduação Ensp/Fiocruz: avanços e perspectivas
Dias: 17 e 18/6
Horário: 9 horas
Local: salão internacional e sala 410 da ENSP

O evento é aberto ao público
 

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário destaca a conformação de políticas para o mestrado profissional da ENSP