Busca do site
menu

Pesquisa inédita analisa incidência de TB com base na cor/raça

ícone facebook
Publicado em:09/06/2015
Tuberculose no Brasil: uma análise segundo raça/cor é o tema da palestra que será proferida, nesta quarta-feira (10/6), pelo pesquisador Paulo Victor de Sousa Viana no Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP. Na ocasião, o pesquisador abordará as categorias de raça/cor que apresentam as maiores taxas de incidência por TB no país, além da desigualdade no acompanhamento dos casos segundo esse quesito e as diferenças no adoecimento com base nas macrorregiões brasileiras. A tuberculose ainda é um agravo epidemiologicamente importante no Brasil, com a notificação de aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrência de 4 mil mortes por ano. A palestra, aberta ao público, está marcada para as 14 horas no auditório 1 do CRPHF.
 
O estudo desenvolvido pelo pesquisador contemplou as taxas de incidência de tuberculose no período de 2008-2011. O trabalho teve como fonte de dados os casos novos de TB notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A análise contemplou todo território nacional e suas macrorregiões, as variáveis sociodemográficas (sexo, faixa etária, escolaridade e zona de residência) e clínicas (forma clínica, exames complementares empregados para o diagnóstico e coinfecção tuberculose/HIV), além de indicadores de desempenho do programa de tratamento, com base no quesito cor/raça.
 
Tuberculose
 
Considerada pela Organização Mundial da Saúde como um dos problemas de saúde mais importantes do mundo, com 9 milhões de novos casos e cerca de 1,5 milhão de mortes a cada ano no mundo. O Brasil é um dos 22 países do mundo com maior número de casos de tuberculose (TB), apresentando taxas de incidência elevadas nas regiões Sudeste, Norte, Sul e Nordeste. A tuberculose é a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a 1ª causa de morte dentre as doenças infecciosas definidas dos pacientes com Aids.

Serviço:

Tuberculose no Brasil: uma análise segundo raça/cor
PalestrantePaulo Victor de Souza Viana
Local: Auditório 1 do Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Horário: 14 horas
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga fica na Estrada do Curicica 2000 - Jacarepaguá
 

Pesquisa inédita analisa incidência de TB com base na cor/raça

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Pesquisa inédita analisa incidência de TB com base na cor/raça