Busca do site
menu

Psiquiatria sob influência é o tema do próximo Ceensp em 10/6

ícone facebook
Publicado em:09/06/2015
A psiquiatria e os temas que exercem influência sobre seu campo de atuação serão debatidos no próximo Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcellos da ENSP, no dia 10 de junho. O americano Robert Whitaker, nome de destaque no jornalismo científico, com artigos e livros que falam, entre outros assuntos, de armadilhas do tratamento medicamentoso em doenças mentais, é um dos palestrantes, junto com o pesquisador da ENSP Fernando Ferreira Pinto de Freitas. Paulo Amarante, pesquisador da Escola, será o coordenador do debate. O Ceensp está marcado para 14 horas, no salão internacional da Escola, e é aberto a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.
 
Ceensp em 2015

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

O primeiro encontro de 2015 teve como tema A crise no abastecimento de água. A atividade contou com a participação da pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, Bianca Dieile, da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Lucia Nogueira de Paula Britto e do representando do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Décio Tubbs Filho. O segundo Ceensp tratou do tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social e teve como expositores os professores da Faculdade de Medicina da Uerj Denizar Vianna e Fernando Aith e a representante do Instituto Canguru Marlene Sturm. A terceira atividade abordou os Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde. Foram convidados para debater a questão os pesquisadores da Escola Andrey Moreira Cardoso e Carlos Coimbra Jr. e a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira. O quarto CEENSP, que aconteceu no dia 13 de maio, debateu o absenteísmo, ou seja, a falta ao trabalho e os motivos que levam os trabalhadores a se ausentar de seus empregos. Fatores psicossociais, como assédio, falta de reconhecimento, entre outros, foram listados como motivos desse fenômeno, que traz impactos para a economia e a saúde pública. Frida Fischer, da USP, e Lúcia Rotenberg, do IOC, foram as palestrantes.
 
Reportagens sobre todos os Centros de Estudo, bem como o vídeo completo das palestras, estão disponíveis em www.ensp.fiocruz.br/ceensp.

Psiquiatria sob influência é o tema do próximo Ceensp em 10/6

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Psiquiatria sob influência é o tema do próximo Ceensp em 10/6

1 comentários
THELMA PAVESI
26/06/2015 18:17
Gostaria de acessar a gravação deste CENSP, existe link para assistir? Obrigada, Thelma