Busca do site
menu

ENSP promove seminário para debater que medicina é feita hoje em dia

ícone facebook
Publicado em:02/06/2015

ENSP promove seminário para debater que medicina é feita hoje em diaNa vida real, o principal objetivo da medicina contemporânea é de fato o paciente? Esse é apenas um dos questionamentos apresentados no livro A medicina financeira, a ética estilhaçada, de Luiz Vianna Sobrinho, publicação que norteará o Seminário Que medicina é essa? Saúde para quem? promovido pela ENSP. Ao longo de três mesas-redondas e nove expositores convidados, pretende-se debater a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; além de analisar o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão. As atividades estão marcadas para os dias 12, 19 e 26 de junho, sempre as 10 horas, na Esola. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia. Confira, abaixo, a programação completa.

Na obra A medicina financeira, a ética estilhaçada buscam-se hipóteses para elucidar fatores implicados no aparecimento de um novo tipo de ética médica no final do século XX, em que o alívio do sofrimento humano perde o seu finalismo e (des)caminha para a amoralidade do sistema que financia a saúde. Luiz Vianna Sobrinho afirma que “o paciente, essa peça fundamental para a existência da medicina, como uma engrenagem sem a qual todo o sistema não funciona, até porque justifica toda a existência do próprio sistema – e em seu nome são levantadas todas as justificativas de resoluções de condutas, principalmente as mais conflituosas – definitivamente, não funciona nem como motivo condutor das ações individuais, nem como finalidade global do sistema”.

Seminário Que medicina é essa? Saúde para quem? - programação

Mesa-redonda 1
A Ética Estilhaçada - ethos, techné e sujeito
Expositores:
Luis David Castiel - ENSP/Fiocruz
Fernando Telles - ENSP/Fiocruz
Marilene Castilho - ENSP/Fiocruz

Data: 12 de junho
Horário: 10 horas
Local: Sala 410 da ENSP

Mesa-redonda 2
A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado
Expositores:
Maria de Fátima Siliansky Andreazzi - Iesc/UFRJ
Paulo Amarante - ENSP/Fiocruz
Carlos Ócke-Reis - Ipea

Data: 19 de junho
Horário: 10 horas
Local: Salão internacional da ENSP

Mesa-redonda 3
O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico
Expositores:
Ligia Bahia - Iesc/UFRJ
Rudá Ricci - sociólogo e cientista político
Ana Maria Costa - Cebes

Data: 26 de junho
Horário: 10 horas
Local: Salão internacional da ENSP
 

ENSP promove seminário para debater que medicina é feita hoje em dia



ENSP promove seminário para debater que medicina é feita hoje em dia

1 comentários
JOÃO RODOLFO HOPP
03/06/2015 09:41
Uma lástima de que um importante evento como esse, por estar ancorado na excelente publicação de Vianna Sobrinho, reforce o conceito "disciplinar" (Medicina), como se fosse sinônimo de Saúde... quem sabe para as próximas edições do evento poderia ser Que saúde é essa e para quem se destina?