Busca do site
menu

Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:28/05/2015

A qualificação profissional vai muito além do ganho pessoal. Com ela, é possível que a pessoa colabore com mudanças nos processos ou rotinas de seu trabalho. No campo da saúde pública isso é um fator de extrema relevância, uma vez que qualquer benefício sempre acaba revertendo em melhorias para a população. A ENSP, escola cujo reconhecimento na formulação do pensamento crítico e de políticas públicas para a saúde, está com inscrições abertas para um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) e quatro em Qualificação Profissional em Saúde (atualização e aperfeiçoamento), totalizando 160 vagas em aberto. Os cursos são presenciais, oferecidos gratuitamente aos portadores de diploma de curso superior e as inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS Fiocruz. Confira.

Lato Sensu:

* Especialização em Pneumologia Sanitária

Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertasEstão abertas, até o dia 2 de junho, as inscrições para o curso de especialização em Pneumologia Sanitária, coordenado pelos pesquisadores Jesus Pais Ramos, Glória Regina Coelho da Motta e Martha Góes Fernandes. Constituído de cinco Unidades de Aprendizagens (UA), o curso tem por objetivo capacitar profissionais de saúde a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle e desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. As inscrições devem ser realizadas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz.

Com 40 vagas disponíveis (sendo 35 para alunos brasileiros e cinco para alunos estrangeiros), a especialização é voltada a profissionais de saúde de nível superior que atuam na área de pneumologia sanitária, em especial a tuberculose ou para profissionais de saúde de nível superior com interesse e perspectiva de atuar na área de pneumologia sanitária, em especial a tuberculose. A carga horária total é de 500 horas. As aulas são ministradas de segunda a sábado, em horário integral, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz.

Confira no edital outras informações sobre a descrição do curso, o regime, o período, os critérios de seleção e a documentação necessária para matrícula.

Qualificação Profissional em Saúde:

* Aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura

Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertasEstão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura. Coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros, Denise Oliveira e Silva e Mirian Ribeiro Baião, o curso tem por objetivo capacitar profissionais de saúde a respeito dos significados dos sistemas e valores que envolvem os aspectos socioculturais da saúde, em particular da alimentação e a nutrição, visando uma prática humanista na promoção da alimentação e nutrição na atenção à saúde. Os candidatos devem se inscrever pela plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz.

O curso foi organizado em três Unidades de Aprendizagem que procuram apresentar conceitos centrais teórico-metodológicos no campo das Ciências Sociais e Humanas e sua interface com a alimentação. A abordagem pedagógica busca privilegiar a construção do conhecimento a partir da problematização dos conteúdos e das formas hegemônicas do pensar e do fazer da ciência. Serão desenvolvidas atividades por meio da comunidade virtual disponibilizada pelo Ensino a Distância da ENSP (EAD).

São oferecidas 30 (trinta) vagas, destinadas a profissionais de saúde, áreas afins e alunos de pós-graduação. Acesse o edital.

* Atualização em Vacinas em Saúde Pública

Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertasAté o dia 1º de junho estão abertas as inscrições para o curso de atualização em Vacinas em Saúde Pública, concebido para apresentar de forma sintética os aspectos relevantes em um programa de imunizações e conhecimentos de epidemiologia e vigilância epidemiológica que um profissional deve ter para trabalhar em imunizações. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas, e as inscrições devem ser feitas pela Plataforma Siga LS.

É destinado a profissionais de saúde com nível superior completo, inseridos em programas de imunização preferencialmente em nível de coordenação ou gestão, ou que tenham vacinação em saúde pública como objeto de trabalho acadêmico. A coordenação é dos pesquisadores da ENSP Luiz Antonio Bastos Camacho e Lucia Helena de Oliveira.

Acesse aqui o edital.

* Atualização em Leitura em Violência e Saúde

Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertasAté o dia 1º de junho, estão abertas as inscrições para o curso de atualização em Leitura em Violência e Saúde, que será coordenado pelas pesquisadoras da ENSP/Fiocruz Edinilsa Ramos de Souza e Patricia Constantino. Tem por objetivo refletir e aprofundar o conhecimento acerca da violência no campo da saúde pública, discutindo do ponto de vista teórico e prático os aspectos sociais, epidemiológicos, políticos e antropológicos que permeiam as questões relacionadas ao tema.

O curso é teórico e prático. No bloco teórico são, cuidadosamente, discutidos os textos e aprofundados os conhecimentos específicos de cada tema abordado. No bloco prático são apresentadas experiências da instituição e serviços e dos profissionais que lidam diretamente com as questões em foco. Além disso é pedido ao aluno ao longo do curso que faça alguns exercícios em relação a temas pré-selecionados do curso. Nessa ocasião, solicita-se ao aluno que incorpore uma reflexão sistematizada sobre sua experiência profissional.

Ao todo, estão disponíveis 50 vagas. O curso tem carga horária total de 45 horas e será ministrado uma vez por semana (terças-feiras).

Mais informações e inscrições aqui
.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Formação na ENSP: quatro cursos com inscrições abertas