Busca do site
menu

ONU lança publicação sobre saúde mental em emergências humanitárias

ícone facebook
Publicado em:12/05/2015
ONU lança publicação sobre saúde mental em emergências humanitáriasEm todo o mundo, aproximadamente 80 milhões de pessoas sofrem o impacto de emergências humanitárias, sejam elas causadas por conflitos armados – caso da República Centro-Africana, Sudão do Sul, Síria e Iêmen – ou por desastres naturais – como o recente terremoto no Nepal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 5% a 10% dessas pessoas sofrem algum distúrbio mental decorrente do trauma vivido, entre eles a depressão.
 
Pessoas com distúrbios mentais raramente têm acesso a profissionais de saúde especializados e treinados para administrar tais condições. Assim, a OMS e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) produziram um guia do Programa de Intervenção Humanitária para Ação em Favor da Saúde Mental (mhGAP-HIG, na sigla em inglês) para que profissionais da saúde sem formação em saúde mental possam melhor identificar e lidar com necessidades específicas de populações vulneráveis.
 
A publicação fornece recomendações práticas e de alto nível para condições mentais, neurológicas e sobre o uso de substâncias. O conteúdo inclui módulos para acessar e gerenciar situações de estresse agudo, luto, desordens depressivas de nível moderado a severo, desordens de estresse pós-traumático, epilepsia e uso prejudicial de álcool e drogas.
Leia mais sobre este assunto aqui.

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

ONU lança publicação sobre saúde mental em emergências humanitárias

1 comentários
DENISE MARCHON TINOCO
12/05/2015 21:47
É de extrema importância que passemos a tratar a saúde mental como prioridade, tendo em vista que a depressão pode acabar com a humanidade. Uma injustiça terrível vem acontecendo com os portadores de problemas mentais, primeiro hospícios... Agora acabaram os hospícios vieram os tratamentos alternativos, insuficientes e absolutamente desumanos, pois os ??loucos?? são jogados em suas famílias despreparadas e muitas vezes saturadas... Ficam pelas ruas a sua própria sorte ou em CAPS, que são os maiores erros já cometidos, em visita pela comissão de saúde mental do CMS, assisti a uma calamidade, pessoas altamente comprometidas, sendo tratadas... Como nada, senão algo inútil, sem nenhuma chance de uma vida razoável dentro de suas condições mentais, que muitas vezes um bom tratamento dar condição de uma vida totalmente sociável! Denise Marchon Tinoco Conselheira de Saúde de Maricá-RJ