Busca do site
menu

Oficina aborda estrutura de governança do curso de Auditorias e Ouvidorias do SUS

ícone facebook
Publicado em:07/05/2015

*Alex Bicca

Oficina aborda estrutura de governança do curso de Auditorias e Ouvidorias do SUSA Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva realizou uma oficina de trabalho nos dias 28 e 29 de abril que reuniu coordenadoras estaduais e secretárias executivas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Esses Estados desenvolverão, nos meses de junho e agosto, a segunda oferta do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS. A atividade ocorreu na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e teve como objetivo apresentar a estrutura de governança do Curso e esclarecer dúvidas acerca do seu funcionamento, bem como as rotinas administrativas e de gerenciamento das atividades que se desenvolverão de forma descentralizada.

O primeiro dia foi dedicado a uma breve abertura com exposição sobre o que é a Rede de Escolas e de como surgiu a parceria para a implementação do curso. Em seguida, os representantes do Doges e DenaSUS expuseram suas expectativas a respeito da segunda fase da qualificação. A terceira parte foi dedicada a uma apresentação geral do curso e sua estrutura de governança.

No segundo dia, a estrutura de governança foi apresentada de forma mais detalhada e as atividades administrativas e gerenciais foram esmiuçadas com maior intensidade para que todos os presentes pudessem esclarecer as dúvidas acerca das rotinas a serem desenvolvidas ao longo do período de dedicação ao curso.

Objetivos e parcerias

O objetivo do curso é contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

A ideia é que tal objetivo seja alcançado por meio da atualização do conhecimento dos auditores e ouvidores (nos temas Estado, sociedade, saúde e cidadania – UA1, auditoria e ouvidoria – UA2) e da promoção de reflexão sobre a prática profissional e a organização dos serviços de Auditoria e Ouvidoria no âmbito do SUS.
 

Oficina aborda estrutura de governança do curso de Auditorias e Ouvidorias do SUS


Parceria

O curso é uma importante parceria estabelecida em 2011 entre a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) e a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva.

A qualificação é realizada na modalidade presencial e a meta é qualificar um total de 1080 alunos (40 participantes por Estado - 20 para Auditoria e 20 para Ouvidoria).  O processo ocorre nos 26 Estados e no Distrito Federal, sendo que, em 2014, oito Estados já participaram, restando outros 18 e o DF para 2015.

*Alex Bicca é jornalista da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública
*Foto: Alex Bicca

 


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Oficina aborda estrutura de governança do curso de Auditorias e Ouvidorias do SUS