Busca do site
menu

Hélio Fraga descobre um novo padrão de restrição enzimático para diagnóstico de M. intracellulare

ícone facebook
Publicado em:07/05/2015

* Irlan Peçanha

Pesquisadores do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) descobriram um novo padrão enzimático do produto da PCR do gene hsp65 de Mycobacterium intracellulare. Esse novo padrão enzimático foi depositado no PRAsite e pode ser acessado por qualquer profissional no mundo que realiza a identificação de micobactérias não causadoras de tuberculose.

A pesquisa foi desenvolvida no laboratório de Referência Nacional em Tuberculose da unidade e apresentada no dia 27 de abril, durante sessão científica, pelo pesquisador do CRPHF/ENSP e coordenador do projeto, Jesus Pais Ramos.

Hélio Fraga descobre um novo padrão de restrição enzimático para diagnóstico de M. intracellulareSegundo Jesus Ramos, foram escolhidos nove isolados pulmonares, obtidos a partir de quatro amostras de escarro dos pacientes do laboratório do CRPHF/ENSP, entre 2009 e 2012. Tais isolados foram designados como: HF 6805, HF 12240, HF 14368 e HF 3646. Como o padrão do PRA-hsp65 desses isolados não havia sido encontrado na base de dados PRAsite, inicialmente essas amostras não apresentaram uma identificação conclusiva, gerando a necessidade da realização de vários experimentos para esclarecer o ocorrido.

Para que pudessem identificar corretamente a espécie, foi utilizado o sequenciamento de 16SrDNA, hsp65 e ITS e ainda posteriormente a análise filogenética destas sequencias. Como resultado, comprovou-se que as amostras são da espécie M. intracellulare e que estas quando submetidas a metodologia do PRA forneciam um padrão não ainda descrito.


Seções Relacionadas:
Pesquisa Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Hélio Fraga descobre um novo padrão de restrição enzimático para diagnóstico de M. intracellulare