Busca do site
menu

Centro de Saúde da ENSP participa do Dia D de Vacinação Contra Gripe

ícone facebook
Publicado em:06/05/2015

* Annalu Silva

Centro de Saúde da ENSP participa do Dia D de Vacinação Contra GripeNo próximo sábado, 9 de maio, de 8h às 17h, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) irá participar do Dia D de Vacinação Contra Gripe. Idosos, gestantes e crianças menores de 5 anos devem se vacinar. A unidade promoverá ações de vacinação nas seguintes comunidades de Manguinhos: Parque Oswaldo Cruz (POC), Parque Carlos Chagas (PCC), Nova Vila Turismo (NVT), Parque Amorim (PA), Parque Monsenhor Brito (PMB), Parque João Goulart (PJG), Vila Turismo (VT), Comunidade Agrícola (CAH), Vila São Pedro (VSJ). Para garantir a proteção antes do início do inverno, é fundamental realizar a imunização no período da campanha, que termina dia 22 de maio. Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Medidas de prevenção - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Reações adversas - Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

(Com informações do Ministério da Saúde)

* Annalu Silva é jornalista do Teias-Escola Manguinhos


Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Centro de Saúde da ENSP participa do Dia D de Vacinação Contra Gripe