Busca do site
menu

Ciclo de debates sobre ESF aborda importância da formação para o SUS

ícone facebook
Publicado em:04/05/2015

Ciclo de debates sobre ESF aborda importância da formação para o SUSO segundo dia do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família traz como tema a Política de formação para o SUS: o papel das residências, com exposições de Heider Aurélio (Ministério da Saúde) e Ricardo Ceccim (UFRGS). A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, será a debatedora da mesa e a pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha coordenará a sessão. A atividade ocorrerá na terça-feira, 5 de maio, de 9h às 12 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e é aberta a todos os interessados.

O Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família faz parte da atividade de abertura do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP, coordenada pelos pesquisadores da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho, Helena Maria Seidl Fonseca, Margareth Rose Gomes Garcia, José Wellington Gomes de Araújo e Márcia Cristina Rodrigues Fausto. O curso pretende fazer uma discussão sobre as questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. Busca promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiro, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo) para atuarem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas seguintes áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos.

Clique aqui
e confira a programação completa do evento, que termina no dia 8 de maio. Confira ainda uma entrevista com as coordenadoras da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP Helena Seidl, Margareth Garcia e Maria Alice Pessanha, que falam sobre as experiências e os desafios vividos ao longo de uma década de um dos cursos mais procurados da instituição.

Local:
Auditório Maria Deane - Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz (ao lado do Ipec/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - RJ


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Ciclo de debates sobre ESF aborda importância da formação para o SUS