Busca do site
menu

Comissão Científica encerra avaliações e define programação do Abrascão

ícone facebook
Publicado em:28/04/2015
*Bruno C. Dias

Comissão Científica encerra avaliações e define programação do AbrascãoUma operação de guerra em prol do conhecimento no campo da saúde pública e coletiva. Ao longo de 34 dias, trabalhos científicos, relatos de pesquisa, relatos de experiências e produções em novas linguagens acerca da saúde foram analisados por uma tropa de 853 docentes e especialistas. Os últimos detalhes dessa empreitada foram conferidos na reunião da Comissão Científica do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2015, realizada na cidade de Goiânia, nos dias 23 e 24 de abril. O resultado já pode ser acessado na página eletrônica do evento. Ao todo, serão 4.733 trabalhos apresentados e cerca de 110 atividades científicas ao longo de quatro dias de congresso.
 
Cerca de 20 membros representantes dos diversos grupos temáticos (GTs), das comissões, diretoria e conselho da Abrasco que compõem a Comissão Científica participaram da reunião. Além da finalização de 178 trabalhos (menos de 3% do total dos resumos) que apresentavam alguma pendência, os pesquisadores afinaram a programação científica do congresso ao longo do primeiro dia (23) de trabalho. Todos os segmentos da Saúde Coletiva terão suas discussões em mesas redondas, que pretendem compor panoramas acerca dos temas, e em palestras, a serem apresentadas por especialistas nos assuntos. Junto com os grandes debates, serão cerca de 110 atividades, sem contar as oficinas, minicursos e reuniões dos dois dias pré-congressuais.
 
Na sexta-feira, 24, Eronildo Felisberto (IMIP) e Wildo de Araújo (UnB), junto com Thiago Barreto (Secretária Executiva da Abrasco), apresentaram o estudo para a nota de corte dos resumos e, a partir dessa definição, a distribuição das apresentações coordenadas em comunicações orais curtas (grupos de dez apresentações com seis minutos para cada) e comunicações orais (grupos com seis participantes com dez minutos para cada).
 
Médias: Os 6451 resumos submetidos foram avaliados por dois pareceristas, que atribuíram valores entre 3 e 21 pontos. A moda, nota de frequência dentro do total das submissões, foi de 16 pontos. A nota de corte foi de 12 pontos, proporcionando uma aprovação de 73% dos resumos submetidos. Houve pequenas variações entre os diferentes segmentos de participantes do Abrascão. Na categoria Abrasco Jovem Graduandos, 70% tiveram seus resumos aprovados. Já na categoria Abrasco Jovem Pós-graduandos o percentual foi de 73%. Dentre as categorias de trabalho, os relatos de pesquisa alcançaram o maior percentual  de aprovação - 82%, um pouco maior do que o dos relatos de experiência: 74%. Dos trabalhos selecionados, 177 abordam temas da Saúde por meio de outras linguagens, entre produções audiovisuais, montagens de teatro, performances. Tamanho o universo de trabalhos contará com duas faixas de apresentações coordenadas – das 11 horas às 12h30 e das 16h30 às 18 horas – entre os dias 29 e 31 de julho.

Evento representa toda a diversidade da área
 
Para Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco e da Comissão Científica, o resultado foi expressivo. “A comissão cumpriu sua missão de avaliar com rigor e atenção os trabalhos científicos. A maioria atingiu notas acima de 50% da pontuação total, o que representa os 75% dos aprovados. O congresso será um excelente espaço de amostra da produção científica, representando toda a diversidade da área, com um nível de qualidade mais do que satisfatória”.
 
Já Elias Rassi Neto, presidente do 11º Abrascão e responsável pela Comissão Local, ressaltou o peso que o conjunto dessa produção tem no cenário nacional das políticas de saúde. “Penso que concluímos uma etapa importante na preparação do congresso, consolidando um processo democrático, transparente e inclusivo, impulsionando a produção acadêmica e as articulações na compreensão e desenvolvimento dos serviços de saúde num ano importante, às vésperas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Goiânia se situou nesse processo auxiliando os colegas de outros estados e de outras universidades, visando dar condições adequadas e necessárias para que o debate político e acadêmico ocorresse da melhor forma, o que será repetido nos dias do congresso”.
 
Entre com login e senha na área restrita e confira seu resultado no site do 11º Abrascão. Já está disponível também a declaração de aceite em nome de todos os autores e co-autores dos trabalhos. O último prazo de pagamento das inscrições com desconto é 8 de maio. Associados Abrasco têm desconto ainda maior. Não perca essa chance – Associe-se!

Fonte: Abrasco
Seções Relacionadas:
Abrasco 2015

Nenhum comentário para: Comissão Científica encerra avaliações e define programação do Abrascão