Busca do site
menu

ENSP discute, em Cuba, papel da formação em Saúde Pública nas agendas regional e global de saúde

ícone facebook
Publicado em:22/04/2015

Convidado a participar da Convenção Internacional de Saúde Pública (Cuba Salud 2015), o diretor da ENSP, Hermano Castro, junto com o vice-diretor de Escola de Governo em Saúde, Frederico Peres, e o coordenador de Serviços Laboratoriais e Ambulatoriais, Marco Menezes, cumpre uma agenda de encontros, reuniões técnicas e apresentações junto a diretores e representantes de diferentes Escolas de Saúde Pública e instituições de ensino e pesquisa em saúde da América Latina. O primeiro evento oficial dessa agenda foi a participação no III Encontro de Saúde Internacional e Cooperação em Saúde, organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba. Na atividade, Hermano Castro apresentou a contribuição da ENSP/Fiocruz na formação de profissionais da América Latina, muitos dos quais hoje ocupam posições de destaque nos sistemas, programas e serviços de saúde da região.
 

ENSP discute, em Cuba, papel da formação em Saúde Pública nas agendas regional e global de saúde

Na última parte do encontro, realizou-se uma reunião técnica entre os dirigentes das Escolas Nacionais de Saúde Pública de Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Brasil, onde foi discutida uma agenda comum de cooperação para o ensino, a pesquisa e os serviços de referência em Saúde Pública. Frederico Peres apresentou a agenda de cooperação internacional da ENSP e discutiu com os dirigentes dessas Escolas possíveis ações conjuntas para os anos de 2015 e 2016. Na ocasião, Hermano Castro, na condição de secretário-executivo da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (Resp/Unasul), convidou formalmente as Direções das Escolas Nacionais de Saúde ali presentes para participarem, como observadores, dos encontros e atividades da Rede, aportando a contribuições dessas Escolas para a organização e o trabalho em rede, ações essas bastante desenvolvidas entre as instituições formadoras em Saúde Pública da América Central e Caribe.

No segundo evento oficial dessa missão técnica, a Direção da ENSP foi recebida pela Direção do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (INHEM/MINSAP) e participou do Encontro Ambiente e Saúde, que contou com a presença de diversos pesquisadores da América Latina, e onde foram apresentadas as experiências do Brasil e de Cuba na Vigilância Ambiental em Saúde.

No encontro, Hermano Castro apresentou o modelo de vigilância ambiental em saúde do Brasil e a contribuição da ENSP para o aperfeiçoamento constante das ações de monitoramento de problemas ambientais com repercussões na saúde humana e dos ecossistemas. Apresentou também resultados de estudos e ações conduzidas por pesquisadores e grupos de pesquisa da ENSP na vigilância de exposições a diferentes contaminantes ambientais, como o monitoramento de emissões ambientais de contaminantes particulados, a vigilância da saúde de grupos expostos ao benzeno e aos agrotóxicos, além de estudos nos quais os três pesquisadores da ENSP participaram diretamente. Marco Menezes apresentou o trabalho o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) junto a Comissão Nacional do Benzeno (MS) e na vigilância da saúde de trabalhadores de postos de gasolina, utilizando o estudo como exemplo para a atuação integrada dos serviços de referência da ENSP (ambulatoriais e laboratoriais) ao ensino e a pesquisa.

Ao final do segundo dia de trabalho, a Direção da ENSP participou da abertura da Conferência Internacional de Saúde Pública (Cuba Salud 2015), que contou com a presença de aproximadamente dois mil profissionais de diversos países, incluindo autoridades máximas do setor saúde de vários países, como o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que irá apresentar e discutir a importância da cooperação com Cuba no âmbito do Programa Mais Médicos.
 

ENSP discute, em Cuba, papel da formação em Saúde Pública nas agendas regional e global de saúde

A agenda da Direção da ENSP em Cuba segue pelos próximos dias, quando estão previstas outras apresentações sobre o papel da instituição na formação em Saúde Pública na região Latino-Americana e encontros com dirigentes de Escolas de Saúde Pública e instituições de ensino e pesquisa da região.

(Fotos: Frederico Peres)


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP discute, em Cuba, papel da formação em Saúde Pública nas agendas regional e global de saúde