Busca do site
menu

Confira a programação da 10ª edição do Ciclo de Debates

ícone facebook
Publicado em:29/04/2015

Confira a programação da 10ª edição  do Ciclo de DebatesDe 4 a 8 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá mais uma edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A décima edição do evento, que faz parte da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP, será marcada por cinco mesas de discussão, que abordarão temas que envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. No fim da semana haverá a tradicional formatura da Residência (turma 2013). As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e são abertas a todos os interessados.

A Residência é coordenada pelos pesquisadores da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho, Helena Maria Seidl Fonseca, Margareth Rose Gomes Garcia, José Wellington Gomes de Araújo e Márcia Cristina Rodrigues Fausto. Pretende fazer uma discussão sobre as questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. Busca promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiro, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo) para atuarem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas seguintes áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos.

Programação:

4 de maio
A primeira mesa do Ciclo traz o tema Conjuntura atual do SUS e da Política Nacional de Saúde: abertura de capital estrangeiro para a saúde. A atividade terá como palestrante Maria Inês Bravo (UERJ). Nelson Rodrigues (Idisa/Cebes) será o debatedor da mesa, coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Isabela Soares Santos.

5 de maio
A segunda atividade debaterá a Política de formação para o SUS: o papel das residências, com exposições de Heider Aurélio (Ministério da Saúde) e Ricardo Ceccim (UFRGS). A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, será a debatedora da mesa e a pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha coordenará a sessão.

6 de maio
A mesa Favela e periferia: o lugar da educação, do desejo e da cultura terá exposição de Jailson de Souza (UFF), além de Binho Cultura (escritor e produtor cultural) e um representa do Caminho Melhor Jovem como debatedores convidados. A atividade será coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Marize Bastos.

7 de maio
A mesa do quarto dia do Ciclo de debates Formação para a cidadania: qual o papel dos movimentos sociais? terá com expositora Ivete Miloski (Museu do Ingá). Participa, como debatedor, Raphael Calazans (Instituto Raízes e Cultura). O pesquisador da ENSP/Fiocruz José Wellington coordenará a mesa.

8 de maio
A última mesa discutirá o tema Política da Atenção Básica: avanços e desafios em palestra de Eduardo Alves (DAB). O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, será o debatedor convidado em atividade coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Márcia Fausto.

A semana de atividades será encerrada com a formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2013/2015), às 14 horas.

Local:
Auditório Maria Deane - Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz (ao lado do Ipec/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - RJ
 

Confira a programação da 10ª edição  do Ciclo de Debates

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Confira a programação da 10ª edição do Ciclo de Debates