Busca do site
menu

Queimada de cana provoca asma em escolares de Campos (RJ)

ícone facebook
Publicado em:17/04/2015
Queimada de cana provoca asma em escolares de Campos (RJ)“Populações mais vulneráveis socioeconomicamente estão localizadas em setores censitários que estão sob maior influência dos focos de queimadas e apresentam maior número de escolares com sintomas de asma grave.” O resultado foi extraído da dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP da aluna Keila Valente de Souza, que analisou o impacto das queimadas de cana-de-açúcar na prevalência dos sintomas da doença no município de Campos dos Goytacazes (RJ), destacado atualmente pela representativa produção de petróleo. A pesquisa foi realizada sob a orientação do pesquisador Hermano Albuquerque de Castro, atual diretor da ENSP.
 
A atividade agrícola de cultivo da cana-de-açúcar também apresenta relevância social, ambiental e histórica para o município. Entretanto, observou Keila, as queimadas realizadas no período de sua colheita podem impactar negativamente o meio ambiente e a saúde respiratória da população que reside no município. 
 
O objetivo desse estudo foi correlacionar a prevalência dos sintomas de asma em escolares de 6-7 e 13-14 anos de idade com os setores censitários mais expostos aos focos de queimada de cana-de-açúcar, em Campos dos Goytacazes, bem como avaliar as características sociais da população exposta aos focos de queimada. A pesquisa utilizou o estimador da densidade de Kernel para verificar um padrão de concentração de pontos de focos de calor que caracterizam as queimadas e assim definir áreas mais afetadas. 
 
Queimada de cana provoca asma em escolares de Campos (RJ)Segundo Keila, a análise de frequência de sintomas de asma foi realizada em alunos de escolas sorteadas para responder o questionário International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). Para análise dos setores censitários mais vulneráveis socioeconomicamente do município foi formado um índice de vulnerabilidade socioeconômica (IVSE), em que se utilizou o método de máximos e mínimos para que todos os indicadores utilizados variassem de 0 a 1. 
 
Já para localização das queimadas de cana-de-açúcar no município foi utilizado a base de dados georreferenciada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foi realizada a sobreposição desses mapas, explicou a aluna e, assim, foi verificada uma correlação de 0,15 entre sintomas de asma grave, chiado no peito tão forte a ponto de impedir que ele(a) conseguisse dizer mais de 2 palavras entre cada respiração, e a queimada de palha de cana. Não foi verificada correlação entre as queimadas de cana-de-açúcar e o sintoma de asma caracterizado como chiado no peito alguma vez na vida. 
 
Keila Valente de Souza possui pós-graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). É formada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é analista censitária de geoprocessamento no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, desenvolvimento sustentável e indicadores de sustentabilidade.

Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Pesquisa

Nenhum comentário para: Queimada de cana provoca asma em escolares de Campos (RJ)