Busca do site
menu

Parceria estimula formação continuada de Agentes Comunitários de Saúde

ícone facebook
Publicado em:14/04/2015
*Por Annalu Silva e Tatiane Vargas

Parceria estimula formação continuada de Agentes Comunitários de SaúdeA última sessão científica promovida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) apresentou o projeto Produção de recursos educacionais e a utilização das redes sociais para a formação continuada dos Agentes Comunitários de Saúde, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Renato Matos Lopes, Antônio Augusto Fidalgo Neto e Luis Anastácio Alves. A iniciativa estimula a discussão de temas e assuntos relevantes voltados à prática dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com base em metodologias ativas de ensino que incluem a problematização e o uso da aprendizagem baseada em problemas. Unidade Básica de Saúde na Fiocruz, o Centro de Saúde Escola conta, entre seus profissionais, com o trabalho dos Agentes Comunitários que atuam principalmente na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Assim, a parceira pretende contribuir para o aprimoramento da formação continuada desse agentes.

Além do uso de metodologias ativas de ensino, o projeto integra a produção de recursos educacionais. Como exemplo, pequenas videoaulas, com duração máxima de 20 minutos, nas quais médicos, especialistas e outros profissionais abordam temas relevantes para a Estratégia de Saúde da Família e para a formação continuada dos ACS. 

Para Renato Matos Lopes, a cooperação desses profissionais é de extrema importância para um trabalho efetivo. “A participação e colaboração dos profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família neste projeto é fundamental. O Laboratório de Comunicação Celular trabalha na área de ensino em Biociências e Saúde e, com certeza, temos muito que aprender com os profissionais da ENSP que atuam na Atenção Básica. A ideia da aproximação entre a nossa equipe de pesquisa e os profissionais da Saúde da Família é no sentido de somarmos esforços para aprimorarmos a formação dos ACS”, defendeu o coordenador.

Mais informações sobre o projeto Produção de recursos educacionais e a utilização das redes sociais para a formação continuada dos Agentes Comunitários de Saúde podem ser assistidas no Youtube, além de outros vídeos produzidos pelo Laboratório de Comunicação Celular. Ainda de acordo com Renato Lopes, a proposta pedagógica do projeto encontra-se em fase inicial e há também uma dissertação de mestrado, no âmbito da Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde, sendo realizada no contexto do projeto em desenvolvimento. O principal objetivo da dissertação é avaliar o potencial do uso das redes sociais (Facebook e Youtube), como plataformas de ensino e aprendizagem dos Agentes Comunitários de Saúde. 

A sessão científica foi realizada no Centro de Saúde Escola, em dia 2 de abril, como parte de suas atividades tecnico-científicas. 

* Annalu Silva é jornalista do Teias-Escola Manguinhos e Tatiane Vargas é jornalista da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.

*Crédito foto de capa: Annalu Silva.

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Parceria estimula formação continuada de Agentes Comunitários de Saúde