Busca do site
menu

Especialista fala sobre impacto na saúde em grandes empreendimentos

ícone facebook
Publicado em:13/04/2015

Especialista fala sobre impacto na saúde em grandes empreendimentosA Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) é uma metodologia que engloba a identificação, predição e avaliação das esperadas mudanças nos riscos na saúde (podendo ser tanto negativas como positivas, individual ou coletivas), causadas por uma política, um programa, um plano ou projetos de desenvolvimento em uma população definida. A AIS tem sido recomendada como uma ferramenta para estimar como as políticas, programas, projetos e demais empreendimentos possam ter impacto sobre a saúde pública e sobre as desigualdades na saúde. Através de uma parceria entre os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente, a Escola vai receber, na terça-feira, 14 de abril, o professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça para a palestra Avaliação de Impacto à Saúde em grandes empreendimentos em países tropicais. A atividade, em português, está marcada para 14 horas, no salão internacional, e é aberta a todos os interessados.

O professor está na ENSP através do Programa Ciência sem Fronteiras da Capes, em projeto coordenado pelos pesquisadores da Escola Sandra Hacon e André Perisse.

Especialista fala sobre impacto na saúde em grandes empreendimentosMirko Winkler é formado em Ciências Ambientais (MSc ETH), Epidemiologia (PhD) e Clínica de Medicina Tropical (DTM & H). Considera-se um epidemiologista ambiental sendo, portanto, preocupado com o estudo de exposições ambientais que contribuem para condições adversas de saúde e a identificação de intervenções de saúde pública para gerir os riscos associados. Suas atividades de pesquisa atuais têm dois focos. Uma delas é sobre a Avaliação do Impacto na Saúde (AIS) nos setores extrativistas e de desenvolvimento de bioenergia de recursos hídricos. O outro é sobre a avaliação de risco microbiológico e químico no contexto do planejamento do saneamento e urbanização.


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Especialista fala sobre impacto na saúde em grandes empreendimentos