Busca do site
menu

Publicação recebe artigos sobre questões ambientais para número especial

ícone facebook
Publicado em:22/04/2015
Publicação recebe artigos sobre questões ambientais para número especialA Revista Ciência & Saúde Coletiva está recebendo artigos para seu número temático sobre questões ambientais relacionadas à água e aos efeitos sobre a saúde. A água é um recurso fundamental para todas as ações humanas e para a saúde ambiental do planeta. Em várias partes do mundo há casos de escassez, entendida pela relação desigual entre a oferta e a demanda por água de qualidade adequada para o cumprimento de determinada função. Inclui, portanto, elementos sobre a quantidade e a qualidade do recurso.
 
O Brasil passa por um momento particular de deficiência na oferta de água em diversas regiões. Alguns aspectos vêm sendo apontados como possíveis causas desta 'crise de escassez' e serão abordados, aprofundados e debatidos neste volume especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Entre elas estão causas ambientais – de origem macroclimática, geradas ou não por mudanças globais de origem antropogênica, ou de origem regional/local geradas por alterações que reduzem a oferta de água; as questões causadas pela má gestão dos recursos – na captação, tratamento, distribuição e ponto de uso, ou por motivos ligados à gestão de bacias hidrográficas. Frequentemente, as causas gerais não ocorrem isoladamente e geram impactos. Neste volume especial serão analisados também os efeitos sobre os ecossistemas e as populações humanas.
 
A proposta desta edição especial da Ciência & Saúde Coletiva é apresentar evidências sobre os problemas e apontar alternativas de soluções, contribuindo desta forma para o debate técnico e político nacional e internacional. Para tanto, serão recebidas contribuições – que para serem publicadas deverão passar pelo processo de revisão por pares, tal como ocorre com todos os artigos divulgados pela Ciência & Saúde Coletiva – sobre os tópicos citados abaixo. Poderão ser aceitos, excepcionalmente, artigos que fujam a essa classificação caso sejam criativos e acrescentem conhecimento ao tema central.
 
Saúde Pública e recursos hídricos: impactos e caminhos para resolução de problemas;
Efeitos climáticos e recursos hídricos;
Estratégias e ações para a gestão de recursos hídricos para usos múltiplos – da bacia hidrográfica aos usuários;
Novas ferramentas e abordagens para o tratamento, reuso, disponibilização e acesso à água;
Educação ambiental e científica para a solução de problemas relacionados à escassez de recursos hídricos;
Experiências de participação pública na gestão dos recursos hídricos;
Estratégias de comunicação sobre conservação de água.
 
As orientações e normas para envio de artigos estão disponíveis na página da Revista Ciência & Saúde Coletiva e poderão ser acessadas, clicando-se no ícone: ‘Orientação para os colaboradores’.
 
Esta chamada pública se encerra em 31 de julho. Todos os artigos deverão ser encaminhados para o email deste número temático, que estará a cargo de Daniel Buss: cienciasaudecoletiva.agua@gmail.com

Fonte: Ciência & Saúde Coletiva
Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Publicação recebe artigos sobre questões ambientais para número especial