Busca do site
menu

Sessão debaterá a gestão de recursos hídricos do RJ

ícone facebook
Publicado em:18/03/2015
A gestão de recursos hídricos vem pautando, já há alguns anos, estudos e pesquisas em diferentes campos do conhecimento no país. No entanto, apenas recentemente começou a ser uma preocupação da sociedade em geral, em função da crise no abastecimento de água e a possibilidade de escassez para a realização de tarefas básicas nas casas, empresas e indústrias. Com grande expertise na área, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP iniciará uma série de discussões acerca dos trabalhos e pesquisas realizados pelos seus componentes. Intitulado DSSA Debate, o encontro está marcado para quinta-feira, 19/3, às 9 horas, na sala 410 da Escola. A atividade ocorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Cadê a água do Rio? foi o tema pensado para o primeiro evento. Com ele, a ideia é provocar o debate e levantar as controvérsias dessa questão. A atividade é aberta ao público, não sendo necessária inscrição prévia.
 
 

Sessão debaterá a gestão de recursos hídricos do RJ

 

 
A proposta é que este seja um espaço estratégico para a promoção do debate de temas relacionados ao saneamento e à saúde ambiental com implicações na saúde pública. Inicialmente, o que se pretende é realizar encontros mensais. Segundo a chefe do DSSA, Clementina dos Santos Feltmann, a intenção é discutir não só temas emergentes e de grande apelo na sociedade, como também assuntos correntes da área de saneamento e saúde ambiental. Para tanto, as reuniões visam, além da participação dos próprios pesquisadores do Departamento, a integração dos alunos da Escola e os demais interessados nos assuntos que serão abordados. 
 
O DSSA Debate também planeja trazer especialistas de outras instituições. Para o debate Cadê a água do Rio?, foram convidados como palestrantes o coordenador do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (UFRJ), Paulo Canedo Magalhães, e o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Alexandre De Bonis. O Assessor de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Tatsuo Carlos Shubo, será o coordenador da mesa. De acordo com Clementina, o convite aos pesquisadores externos visa oxigenar os debates a partir de novos temas e olhares; os pesquisadores da ENSP serão os debatedores. 
 
Os encontros serão também uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no departamento e integrar seus próprios pesquisadores. A chefe do DSSA comentou: “por ficarmos submersos em nossos próprios projetos, muitas vezes não tomamos conhecimento das pesquisas realizadas por nossos colegas. Com esta integração, teremos chance de conhecermos esses trabalhos e promovermos parcerias”, ressaltou. Outro ponto destacado é a divulgação das pesquisas e integração com os novos servidores do Departamento, pois estes trazem consigo pesquisas e projetos na qual já trabalhavam.
 
Alguns próximos temas a serem abordados no DSSA Debate são resíduos sólidos, tratamento de efluentes, saúde urbana, contaminação ambiental, entre outros.


Nenhum comentário para: Sessão debaterá a gestão de recursos hídricos do RJ