Busca do site
menu

História do Centro de Referência Hélio Fraga foi tema de debate

ícone facebook
Publicado em:06/03/2015

*Irlan Peçanha

História do Centro de Referência Hélio Fraga foi tema de debateA primeira sessão científica de 2015 realizada no Centro de Referência Professor Hélio Fraga destacou a criação da unidade e sua história até os dias atuais. Com o tema Centro de Referência Professor Hélio Fraga: do sonho à realidade, a atividade contou com a particicipação do ex-chefe da unidade Miguel Auib Hijjar que ficou responsável por contar parte da história do Centro, criado em 30 de janeiro de 1984.

De acordo com Aiub, o Centro de Referência foi criado a partir da necessidade de um Centro de Referência em Tuberculose, por parte do Ministério da Saúde. Por meio de fotografias, foram lembradas pessoas e atividades que tiveram um importante papel na construção e desenvolvimento da unidade. Além disso, Miguel apontou alguns projetos estratégicos, como a criação de um Centro de Excelência no CRPHF; a construção do Plano Nacional de Controle da TB, em 1999; a criação do Sistema de Vigilância TBMR e o projeto do Laboratório Nacional de Biossegurança 3, que serviram como importante contribuição para Saúde Pública do País.

Durante a atividade houve ainda a palestra Histórico de Lenice Dias Campos, médica pneumopediatra do Hospital Municipal Raphael de Paula e Souza. Foi realizada também uma exposição fotográfica, organizada por Heloisa Maria Silva de Medeiros, relatando a trajetória da primeira pediatra do Hospital Municipal Raphael de Paula e Souza.

A pneumopediatra acredita que aprendeu mais do que ensinou nos 53 anos de profissão. Lenice Dias Campos, atendia gratuitamente crianças que apareciam em sua casa, a qualquer hora do dia, e outras da antiga favela do Pinto. Atualmente, com 89 anos, está aposentada pelo Ministério da Saúde.

Estiveram presentes na atividade, além do coordenador do Hélio Fraga, Otavio Porto, funcionários da instituição, do Hospital Municipal Raphael de Paula e Souza e alunos do primeiro curso de mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose, realizado na instituição.

*Irlan Peçanha é jornalista do Centro de Referência Professor Hélio Fraga. 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: História do Centro de Referência Hélio Fraga foi tema de debate