Busca do site
menu

Falece o pesquisador e militante das causas ambientais Oswaldo Sevá

ícone facebook
Publicado em:02/03/2015
Falece o pesquisador e militante das causas ambientais Oswaldo SeváEm nota, pesquisador da ENSP Marcelo Firpo faz homenagem ao engenheiro, pesquisador, guerreiro e militante das causas ambientais e sociais, Oswaldo Sevá, que participou da fundação do Centro de Estudos da Saude do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). Sevá faleceu no dia 28 de fevereiro. Confira:
 
Conheci Oswaldo Sevá no início dos anos 1980 na Coppe/UFRJ. Um engenheiro, guerreiro e militante que analisou inúmeros problemas ambientais e de saúde do trabalhador, em especial na produção de energia, como a indústria petrolífera, as hidrelétricas, mas também outros riscos tecnológicos. 
 
Uniu engenharia, geografia, ecologia, ciências sociais e uma forma pessoal de jornalismo para analisar e relatar problemas e conflitos ambientais. Foi assessor de inúmeros sindicatos e movimentos sociais, defendeu trabalhadores, indígenas e o meio ambiente.
 
Em 1985, ajudou Anamaria Tambellini a pensar o que seria o futuro Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP. 
 
Meu último contato de trabalho com Sevá foi na construção do livro ‘Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, da Editora Fiocruz, organizado por mim, Tania Pacheco e Jean Pierre Leroy. 
 
O título de seu artigo retrata bem seu espírito crítico: ‘Capitalismo e Energia: alguns mecanismos básicos dos conflitos e das injustiças sofridas pelo povo brasileiro’. Em um dos últimos e-mails que ele me enviou, reclamava comigo da tirania normativa das editoras e acadêmicos alienados, que atuam para bloquear a liberdade, a sobriedade e a criatividade de pessoas como ele, que ainda lutava, com 65 anos e um câncer de pulmão, para manter. Mas seu espírito guerreiro sempre encontrava palavras de carinho para a esposa e os filhos, para com os amigos que, como eu, tiveram a honra de conhecê-lo.
 
Foi através dele que eu, junto com Roberto Bartholo, tivemos a motivação de produzir o livro ‘Miguel de Simoni: presença inspiração’. Sevá escreveu um belo artigo neste livro chamado ‘Refinando a perícia. O trabalho, o saber, a condição humana’. Miguel foi um grande amigo em comum e, em sua homenagem, Sevá e sua esposa Aline deram o nome de Miguel ao seu último filho nascido em 6 de julho de 2011. Mesmo dia do mês que também nasceu a minha filha Helena em 1993.
 
Em janeiro deste ano, Célio Bermann (USP), Sonia (UFPA) e Antonio Carlos Magalhães (Instituto Humanitas), Andréa Zhouri UFMG) e Francisco Alves (Chiquinho da Ufscar) e outras pessoas estavam pensando em organizar um seminário na USP em homenagem a Sevá. O evento já tinha até nome: ‘Tributo à obra do professor Oswaldo Sevá’.
 
Sevá não estará mais presente fisicamente. Mas espero que em breve os amigos de Sevá celebrem sua vida e sua obra produzindo encontros, artigos e, quem sabe, um livro em sua homenagem. Não vai dar muitos pontos no currículo Lattes de ninguém, mas um senso de dignidade e alegria que falta na tecnoburocracia que assola tantos programas de pós-graduação de nossas instituições. 
 
Boa parte da obra de Oswaldo Sevá encontra-se acessível no site criado por ele no âmbito dos cursos de Doutorado em Ciências Sociais e em Antropologia Social, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. (http://www.ifch.unicamp.br/profseva/) 
 
O trabalho interdisciplinar e militante que uniu coração, pensamento crítico e compromisso social estará para sempre na lembrança de todos que o conheceram e apreciam sua obra.
 
Abaixo a descrição do Currículo Lattes feito pelo próprio Sevá: 
 
Obteve em 1982 o Doctorat ès-Lettres et Sciences Humaines na Universidade de Paris-I Panthéon-Sorbonne, com pesquisa sobre os aspectos políticos e geográficos dos investimentos internacionais em eletricidade, mineração e metalurgia, feita no Laboratoire de Géographie Humaine et Organisation du Territoire. Em 1988, obteve por concurso o titulo de Livre-Docente na área de Mudança Tecnológica e Transformações Sociais , do Instituto de Geociências da Unicamp. Em 2007 e 2008, foi credenciado como docente participante nos cursos de pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, respectivamente na Antropologia Social na área de concentração Processos Sociais e Territorialidades e em Ciências Sociais - na área de concentração Processos Sociais, Identidades e Representações no Mundo Rural. 
 
Em 31 de outubro de 2012, aposentou-se como professor associado MS-5 do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp; onde, de 1991 a 2007, integrou o corpo docente pleno na área de pós-graduação em Planejamento Energético, tendo criado a disciplina Energia, Sociedade e Meio Ambiente e a linha de pesquisa correspondente, na qual orientou várias teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Nas últimas décadas tem feito extensão universitária colaborando com entidades ambientalistas, indígenas, de populações atingidas por barragens e por outras instalações energéticas, com sindicatos de trabalhadores e com o Ministério Público.
 
Formou-se na graduação em 1971 na Engenharia Mecânica da Politécnica da USP, e obteve o Mestrado na mesma especialidade na Coppe/UFRJ em 1974, tendo sido inicialmente professor de Engenharia na UFRJ e na UFPB em João Pessoa. Em 1975 e parte de 1976, trabalhou comissionado no Ministério de Educação e Cultura, no então Departamento de Assuntos Universitários. (Texto informado pelo autor)
 
Oswaldo Sevá foi um engenheiro e pesquisador militante. Faleceu na meia noite do dia 28 de fevereiro. Deixa esposa e três filhos.
 
* Marcelo Firpo, pesquisador da ENSP

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Falece o pesquisador e militante das causas ambientais Oswaldo Sevá

1 comentários
CELIA MARIA DE ALMEIDA
03/03/2015 10:30
Marcelo, Obrigada por homenagear Sevá, nosso querido amigo e ferrenho guerreiro contra os abusos das grandes empresas contra o meio ambiente e a sociedade. Só tenho a acrescentar que a última contribuição dele à nossa Escola foi em dezembro de 2012, quando ministrou conferência na disciplina "Transnacionalização dos Riscos", no Mestrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, coordenado por mim. Carlos Machado de Freitas foi o responsável por essa disciplina e também contou com a contribuição de Sevá na sua banca de doutorado, anos atrás. Que descanse em paz, pois sua luta pela vida (não apenas a sua!) foi muito dura! Abraços, Celia Almeida.