Busca do site
menu

Workshop sobre clima e saúde está com inscrições abertas até 28/2

ícone facebook
Publicado em:23/02/2015

Workshop sobre clima e saúde está com inscrições abertas até 28/2O Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (ICTP/Itália), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade de Columbia IRI e o Instituto Catalão de Ciências do Clima (IC3) estão organizando o workshop Modelling Tools and Capacity Building in Climate and Public Health a ser realizado no período de 20 a 31 de julho de 2015, no Rio de Janeiro. A atividade é uma iniciativa dos professores dos programas de Pós-Graduação da ENSP Christovam Barcelos (Saúde Pública) e Marília Sá Carvalho (Epidemiologia em Saúde Pública).

O meio ambiente tem significativa influência no desenvolvimento de doenças, que por sua vez, têm grande impacto sócio-econômico. Embora exista uma grande variedade de dados ambientais provenientes de sensoriamento remoto e disponíveis gratuitamente via internet, raramente esses dados são utilizados em modelos de previsão de doenças, o que ajudaria em ações de planejamento e prevenção. Este workshop tem como objetivo treinar os participantes na utilização de dados de sensoriamento remoto, isto é, acessar, visualizar e analisar além de ensinar técnicas de extração e conversão destes dados para formatos que são utilizados como entrada nos modelos de previsão de doença.

As palestras serão ministradas por especialistas e focarão nos seguintes temas: Interação entre meio ambiente e saúde publica; observação e dados de modelagem climática; tratamento de dados de sensoriamento remoto para fins ambientais; análise exploratória de dados; modelagem estatística espacial e temporal. Todos os participantes são incentivados a apresentar questões de caráter científico e dados que possam ser analisados no seu projeto final. A descrição sobre o problema na área de saúde a ser analisado fará parte do processo de seleção dos participantes.

Participação

Podem participar deste workshop pesquisadores e estudantes dos países membros das Nações Unidas, Unesco e da AIEA, estando a sua participação sujeita a análise por parte dos organizadores. O curso é destinado a jovens pesquisadores e doutorandos da America Latina e Caribe, e de outros países de língua portuguesa e espanhola. Entretanto as palestras serão ministradas na língua inglesa, e os participantes deverão ter conhecimento nesta língua. Já nas aulas praticas haverão tutores em língua portuguesa e espanhola.

Embora o objetivo principal ICTP seja ajudar pesquisadores de países em desenvolvimento por meio de programas de formação no âmbito de cooperação internacional, há um numero limitado de vagas para jovens pesquisadores e doutorandos de países desenvolvidos. Não há taxa de inscrição.

Como regra geral todos os participantes deverão se hospedar no hotel onde será realizado o workshop. As despesas com passagens para o Rio de Janeiro devem ser financiadas pelas instituições de origem, salvo em alguns casos que poderá ser concedido apoio financeiro para a viagem.

As inscrições devem ser realizadas na forma on-line, até 28 de fevereiro, por meio da pagina: http://indico.ictp.it/event/a14271/

Mais informações:

ICTP Telefone: +39 040 2240 374 e-mail: smr2721@ictp.it

Fiocruz Telefone: +55 21 3836 1113 e-mail: climasaude2015@gmail.com


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Workshop sobre clima e saúde está com inscrições abertas até 28/2