Busca do site
menu

ENSP oferece mais de duas mil vagas em cursos stricto e lato sensu e em EAD

ícone facebook
Publicado em:14/01/2015

ENSP oferece mais de duas mil vagas em cursos stricto e lato sensu e em EADO ano mal começou, mas as inscrições para os cursos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca seguem abertas nas modalidades stricto e lato sensu e na educação a distância. Ao todo, são mais de duas mil vagas destinados nos variados temas da Saúde Pública em todo o país. Os interessados devem acessar as plataformas SigaSS (mestrado) ou SigaLS (cursos de especialização, atualização ou aperfeiçoamento) ou o site do EAD/ENSP para conferir os editais e as inscrições. Confira todos os detalhes de cada uma das formações.

Stricto Sensu

* Mestrado de Avaliação em Saúde

O mestrado profissional de Avaliação em Saúde da ENSP está com as inscrições abertas até o dia 23 de janeiro de 2015. Os interessados devem se se inscrever na Plataforma SigaSS Fiocruz. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalhos avaliativos, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. O mestrado é coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Leia o edital.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final da seleção será em março de 2015, com início das aulas na semana de 23 a 27 do mesmo mês.

O curso de mestrado profissional de Avaliação em Saúde se configura a partir do reconhecimento de que as constantes transformações na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da produção do conhecimento, das tecnologias e inovações em saúde fizeram necessária a formação/qualificação de recursos técnicos especializados em nível e número mais elevados que os já existentes, capazes de solucionar problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, melhorando a qualidade dos processos, produtos e serviços prestados.

O mestrado profissional será conduzido por meio de atividades presenciais e a distância (semipresencial), em regime de tempo parcial. Sendo assim, os momentos presenciais serão realizados em módulos disciplinares mensais, no decorrer de uma semana a cada mês. Os procedimentos a distância contemplarão a realização semanal de atividades de dispersão preparatórias para a disciplina subsequente (leituras orientadas, fichamentos, preparação de seminários) e a realização de trabalhos acadêmicos individuais, visando à sedimentação de conceitos e métodos, ou dirigidos à elaboração e execução de projetos de pesquisa vinculados aos temas das dissertações (exercícios, levantamentos bibliográficos e de dados de campo).

O mestrado tem como público alvo os profissionais de saúde e de áreas afins, preferencialmente servidores públicos de nível superior vinculados à Secretaria de Vigilância em Saúde/MS (SVS/MS) e ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas/MS), que atuem na área de Monitoramento e Avaliação (M&A) ou trabalhem na interface com esta área. O candidato deverá ter comprovada a sua experiência e atuação em Serviços de Vigilância em Saúde ou em Monitoramento e/ou Avaliação. Serão abertas 20 vagas para a SVS/MS e 5 vagas para o Demas/MS. Os candidatos serão convocados por ordem de classificação, conforme as vagas abertas. Caso as vagas não sejam assim preenchidas, poderá haver remanejamento entre os candidatos aprovados, por ordem de nota obtida no processo seletivo.

Com duração de 24 meses, terá início na semana de 23 a 27/2/2015 na Fiocruz/Brasília, na Avenida L3 Norte, s/no, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 - Brasília – DF.

Informações completas podem ser obtidas no edital, disponível na Plataforma Siga SS Fiocruz.

Lato sensu

Especialização:

* Saúde Pública: inscrições até 2/2/2015

Coordenado pelas pesquisadoras, Gíssia Gomes Galvão, Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca e Cláudia de Brito, o curso de especialização em Saúde Pública da ENSP tem por objetivo introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas na área da saúde pública para a sua atuação como sanitarista, além de capacita-lo a identificar de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas para os mesmos, além da aplicação de técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.

A estrutura curricular é constituída por cinco blocos temáticos. O curso é destinado a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. Serão oferecidas 30 vagas.

O edital e a inscrição podem ser acessados no link: http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=12742&codECL=11057&codI=471

* Gestão da Atenção Básica: inscrições até 26/2/2015

O Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica é destinado aos egressos do Curso de Especialização em Saúde da Família, nos moldes da residência / Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz. O curso tem o objetivo de proporcionar o aprofundamento de bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no campo da Gestão da Atenção Básica em Saúde, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, no diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. São oferecidas seis vagas.

A especialização é coordenada pelas pesquisadoras Helena Maria Seidl Fonseca, Roberta Gondim de Oliveira e Gustavo Correa Matta.

O edital e as inscrições estão disponíveis no link: http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=12862&codECL=11177&codI=471

Aperfeiçoamento:

* Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica: inscrições até 22/1/2015


Com inscrições abertas até 22 de janeiro de 2015, o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica tem por objetivo possibilitar o aprimoramento do profissional de saúde inserido na prática laboratorial para o planejamento e a operacionalização de técnicas diagnósticas visando o apoio à vigilância epidemiológica. O curso é voltado para profissionais de nível superior inseridos na prática laboratorial de instituições governamentais ou privadas que atuam ou queiram atuar no fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação é dos pesquisadores da ENSP Adriana Hamond Regua Mangia, Eduardo Dias Wermelinger e Rosemere Duarte.

Leia o edital e faça a sua inscrição aqui: http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=12302&codECL=10557&codI=471

Atualização:

* Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física: inscrições até 15/1/2015


Na modalidade atualização, as inscrições estão abertas até 15 de janeiro de 2015 para o curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Seu objetivo é conhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas pública, além de conhecer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) Valeska Carvalho Figueiredo e Ana Paula Natividade de Oliveira e é destinado a profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS (município, estado, federal), profissionais de saúde em geral, e profissionais de áreas relacionadas ao tema (economistas, advogados, pedagogos, professores de educação física).

Edital e inscrição: http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=12623&codECL=10937&codI=471

* Fundamentos da Experiência Psicanalítica: inscrições até 22/1/2015

Coordenado pela pesquisadora Clarice Padilla Gatto, o curso de atualização visa contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho na área da saúde, propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise no campo da saúde pública, além de fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde.

O curso é destinado aos profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise. Especialmente psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos.

Leia o edital e faça sua inscrição no link http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=12843&codECL=11159&codI=471.

Educação a distância

Curso de Atualização em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade


O Curso de Atualização em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade, oferecido pela ENSP em parceria com a Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional, do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sesan/MDS), tem como base a necessidade de parcerias e articulações entre os setores afetos ao tema de Segurança Alimentar e Nutricional e a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como uma das estratégias para a garantia do direito humano à alimentação adequada.

O curso está sendo oferecido nos 26 estados da federação, do Distrito Federal e municípios, disponibilizou 700 vagas e suas inscrições vão até o dia 28 de fevereiro de 2015.

Seu objetivo é formar e capacitar gestores e/ou profissionais que atuem no Programa Bolsa Família (PBF), em município e estado, das redes de Assistência social, Saúde e Educação, de forma a articular e organizar ações intersetoriais de educação alimentar e nutricional integradas às políticas, programas e projetos no âmbito do território.

Acesse aqui o edital
.

Curso de Aperfeiçoamento: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa - Projeto Piloto

O Curso de Aperfeiçoamento: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa - Projeto Piloto foi desenvolvido pela ENSP em parceria com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (SAS/MS); e tem como objetivo capacitar profissionais do setor da saúde, de nível superior, que atuam na rede do SUS em todos os níveis de gestão preferencialmente na atenção básica, para a operacionalização de atividades que visam à prevenção de perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população idosa e para o controle dos fatores que interferem no estado de saúde dessa população, fortalecendo assim, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Ele está oferendo 1016 vagas remanescentes, distribuídas em todas as regiões do país e as inscrições serão aceitas até o dia 30 de janeiro de 2015.

Editais:
http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital830v43.pdf

http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital830v42.pdf


Curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde

Este curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde tem como objetivo apoiar a política de constituição de redes e de (re)instituição do espaço regional através de formação de concepção sistêmica, que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e da provisão de base conceitual e instrumental que habilite ao planejamento e gestão de redes de atenção à saúde.

Ao todo, este curso oferece 600 vagas para todo o Brasil e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março de 2015.

Acesse aqui o edital
.


Seções Relacionadas:
Educação a Distância Ensino

Nenhum comentário para: ENSP oferece mais de duas mil vagas em cursos stricto e lato sensu e em EAD