Busca do site
menu

Evento debate a Translação do Conhecimento em Saúde Pública

ícone facebook
Publicado em:12/01/2015

Para apresentar as inciativas de pesquisas aplicadas e intervencionais no âmbito global, fruto de parceria da Fiocruz com as Universidades de Montreal e de Nova Lisboa, a Rede Saúde Manguinhos realizou um ciclo de oficinas de trabalho. O encontro contou com a participação da doutora em Saúde da Comunidade e docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade de Montreal, Louise Potvin, que também é editora do Canadian Journal of Public Health. Assista ao vídeo Translação do Conhecimento em Saúde Pública: iniciativas da Fiocruz (em português com legendas em inglês), produzido pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (PDTSP/VPPLR). Além de Louise Potvin, o vídeo traz ainda a exposição da coordenadora do PDTSP e pesquisadora da ENSP Isabela Soares Santos.

O material produzido a partir das oficinas teve direção e roteiro da pesquisadora da ENSP Luisa Regina Pessôa. O Projeto Rede Saúde Manguinhos é uma parceria do PDTSP/VPPLR com a Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP.

A Fiocruz vem construindo um Plano Institucional de Indução à Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Um dos objetivos da VPPLR para 2015 é fomentar a pesquisa aplicada e intervencional no eixo temático Politicas Públicas, Modelos de atenção e gestão a saúde, com indução as pesquisas cujos resultados são apropriados e utilizados pelo seu público-alvo na solução de problemas concretos que fomentem melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e nas condições e qualidade de vida da população.

O PDTSP encerrou este ciclo de trabalho propondo uma discussão sobre a translação do conhecimento em saúde, com Louise Potvin. As discussões tiveram como base os 11 anos de experiência do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica e também dos últimos cinco anos de formação de redes de pesquisa temáticas e colaborativas.

Confira:



Nenhum comentário para: Evento debate a Translação do Conhecimento em Saúde Pública