Busca do site
menu

Centro de Saúde da ENSP inicia encontros do Grupo Antitabagismo

ícone facebook
Publicado em:12/01/2015

* Annalu Silva

Centro de Saúde da ENSP inicia encontros do Grupo AntitabagismoNa quarta-feira (7/1) ocorreu o primeiro encontro de 2015 do Grupo Antitabagismo na Gaiola do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, oferecendo tratamento para o problema a partir do que é preconizado pelo SUS. A atividade faz parte do programa Ambientes Livres de Tabaco da ENSP. As próximas reuniões acontecerão nos dias 4 de fevereiro e 4 de março, respectivamente. Veja como participar.

A inscrição para o grupo é feita mensalmente através de divulgação no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGF) e Equipes da Estratégia da Saúde da Família, com entrevista individual e preenchimento de impresso oficial do programa.

De acordo com Regina Dias, enfermeira da unidade, são feitas quatro sessões estruturadas e quatro sessões de manutenção (conforme as normas do Ministério da Saúde). Através da análise do entrevistado são fornecidos adesivos e goma de nicotina artificial que ajuda na reposição de nicotina ao organismo num processo de desmame assim com fissura.

Todas as sessões começam com a verificação de PA (Pressão arterial), e pesagem, logo após são feitas atividades físicas abordando respiração, equilíbrio e principalmente integração, além de grupo de caminhada ao ar livre. Paralelamente é feita à Auriculoterapia para melhora da ansiedade e vontade de fumar.

Integrado ao Grupo são realizadas palestras da Equipe de Odontologia do Centro de Saúde demostrando as principais afecções de boca, dentes, gengivas, língua e palato. Observamos índice de aumento de peso pelo maior consumo de alimento, proveniente de melhora do olfato e paladar. Assim como a necessidade de reposição oral, pela perda do hábito do tabaco, a Equipe de Nutrição do Centro de Saúde intervém com orientações e demonstração da alimentação saudável, afirma Regina.

“Nestes quase dois anos de existência, tivemos aproximadamente 170 pessoas, com uma média de paralização do tabaco de 65% pessoas. Temos grande procura de pessoas para inserção ao grupo, com turmas aproximadamente formada de 12-15 pessoas. A equipe tem um grande compromisso com a Instituição/Paciente e principalmente com nosso desejo e empenho a cessação do tabaco”, conclui Regina.

A equipe é formada atualmente pelos seguintes profissionais: Regina Dias das Neves(Enfermeira), Daniela de Souza Mendes(Fisioterapeuta), Maria Antônia da Silva(ACS), Wanessa Araújo Pereira (ACS) e João Carlos de Souza(ACS).

O grupo realiza encontros no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), pertencente a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), sempre uma vez por mês, às quartas-feiras, às 8 horas.

* Annalu Silva é jornalista do Teias-Escola Manguinhos


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Centro de Saúde da ENSP inicia encontros do Grupo Antitabagismo