Busca do site
menu

ENSP oferece mais de 130 vagas nos cursos lato sensu

ícone facebook
Publicado em:07/01/2015
ENSP oferece mais de 130 vagas nos cursos lato sensuNeste começo de 2015, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para seis cursos lato sensu, nas modalidades especialização, atualização e aperfeiçoamento. Ao todo, são oferecidas mais de 130 vagas. Os cursos são presenciais e as inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS Fiocruz. Confira, abaixo, a lista de oportunidades, os prazos de inscrição e os objetivos de cada um deles.
 
Especialização:
 
Saúde Pública: inscrições até 2/2/2015
 
Coordenado pelas pesquisadoras, Gíssia Gomes Galvão, Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca e Cláudia de Brito, o curso de especialização em Saúde Pública da ENSP tem por objetivo introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas na área da saúde pública para a sua atuação como sanitarista, além de capacita-lo a identificar de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas para os mesmos, além da aplicação de técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro. 
 
A estrutura curricular é constituída por cinco blocos temáticos. O curso é destinado a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. Serão oferecidas 30 vagas.
 
 
Gestão da Atenção Básica: inscrições até 26/2/2015
 
O Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica é destinado aos egressos do Curso de Especialização em Saúde da Família, nos moldes da residência / Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz. O curso tem o objetivo de proporcionar o aprofundamento de bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no campo da Gestão da Atenção Básica em Saúde, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, no diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. São oferecidas seis vagas. 
 
A especialização é coordenada pelas pesquisadoras Helena Maria Seidl Fonseca, Roberta Gondim de Oliveira e Gustavo Correa Matta 
 
Aperfeiçoamento:
 
Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica: inscrições até 22/1/2015
 
Com inscrições abertas até 22 de janeiro de 2015, o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica tem por objetivo possibilitar o aprimoramento do profissional de saúde inserido na prática laboratorial para o planejamento e a operacionalização de técnicas diagnósticas visando o apoio à vigilância epidemiológica. O curso é voltado para profissionais de nível superior inseridos na prática laboratorial de instituições governamentais ou privadas que atuam ou queiram atuar no fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação é dos pesquisadores da ENSP Adriana Hamond Regua Mangia, Eduardo Dias Wermelinger e Rosemere Duarte. 
 
 
Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde: inscrições até 14/1/2015
 
O curso de aperfeiçoamento em Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde visa capacitar e treinar profissionais de saúde para aferir medidas antropométricas, com qualidade, em indivíduos das diversas etapas da vida. O curso é organizado em duas Unidades de Aprendizagem, sendo a primeira focalizada em conceitos centrais da aplicação da antropometria nas áreas da saúde, e a segunda abordando os instrumentos e as técnicas de aferição de medidas antropométricas. 
 
A formação tem como clientela profissionais de saúde com graduação em Nutrição, Medicina, Enfermagem ou Educação Física que atendam, pelo menos, a um dos seguintes requisitos: estejam atuando no âmbito dos serviços de saúde realizando, em sua prática de
rotina, a aferição de medidas antropométricas; estejam vinculados a projetos de pesquisas que envolvam coleta de dados antropométricos. São oferecidas vinte vagas.
 
 
Atualização:
 
Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física: inscrições até 15/1/2015
 
Na modalidade atualização, as inscrições estão abertas até 15 de janeiro de 2015 para o curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Seu objetivo é conhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas pública, além de conhecer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis. O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) Valeska Carvalho Figueiredo e Ana Paula Natividade de Oliveira e é destinado a profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS (município, estado, federal), profissionais de saúde em geral, e profissionais de áreas relacionadas ao tema (economistas, advogados, pedagogos, professores de educação física).
 
 
Fundamentos da Experiência Psicanalítica: inscrições até 15/1/2015
 
Coordenado pela pesquisadora Clarice Padilla Gatto, o curso de atualização visa contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho na área da saúde, propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise no campo da saúde pública, além de fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde.
 
O curso é destinado aos profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise. Especialmente psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos. 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP oferece mais de 130 vagas nos cursos lato sensu