Busca do site
menu

ENSP publica Relatório de Gestão 2013

ícone facebook
Publicado em:23/12/2014
ENSP publica Relatório de Gestão 2013O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro, divulgou, na terça-feira, 23/12, nota a respeito do lançamento do Relatório de Gestão 2013 – o primeiro publicado pela Escola. O documento traz um panorama com indicadores dos últimos quatro anos de atividades da unidade, de 2010 a 2013. Em sua nota de apresentação, Hermano Castro cita a criação de fóruns da Escola, a definição de prioridades e ações para os próximos anos, os projetos aprovados pelas agências financiadoras e muitas outras conquistas. Hermano reforça ainda a continuidade de uma caminhada na busca pela excelência no ensino, na pesquisa e na produção em serviços de saúde para o SUS, sem abrir mão das discussões com a sociedade civil e o compromisso na elaboração de políticas públicas. Confira:
 
Nota da Direção sobre o lançamento do Relatório de Gestão 2013
 
Divulgamos, hoje, nosso Relatório de gestão 2013. Para uma escola com a complexidade da ENSP, a elaboração de seu primeiro relatório de gestão não foi tarefa fácil. No documento, foi necessário construir um panorama com indicadores de quatro anos, de 2010 a 2013. Como não dispúnhamos de um padrão ou mesmo de um modelo anterior que nos servisse de norte, a tarefa envolveu, além do levantamento dos dados desses quatro anos, a definição de prioridades quanto à forma e ao conteúdo do documento. Apresentaremos relatórios anuais em toda nossa gestão. Portanto, esse processo de elaboração, vivo e dinâmico, já nos traz grandes ensinamentos para as próximas empreitadas.
 

ENSP publica Relatório de Gestão 2013

Construído com o trabalho das vice-direções, centros e departamentos da Escola e com a valiosa contribuição do Radis e da CCI, cumprimos o objetivo de apresentar nossas ações e planejamentos e de disponibilizar, de forma transparente, as informações gerenciais. 
 
No ano de 2013, marcado pelo levantamento situacional que norteou a definição de prioridades e ações para os anos seguintes, foi possível implementar novas propostas. Diferentes grupos de trabalhos trataram da discussão sobre Regimento Interno, gestão do trabalho e outros. Além disso, iniciamos a construção do projeto memória da ENSP e o projeto Comissão da Verdade da Reforma Sanitária vinculada à Abrasco, na parceria interna com o Icict/Fiocruz. Entre as atividades ligadas diretamente à Direção, vale destacar a criação de três fóruns: Movimentos Sociais, cujo objetivo é ampliar o diálogo entre a academia e a sociedade civil; Saúde e Ambiente, com a finalidade de discutir os problemas ambientais com impactos na saúde pública, tais como poluição do ar, desmatamentos, uso de agrotóxicos e contaminação do solo e da água; Informação, Comunicação e Tecnologia de Informação, com o intuito de elaborar uma política para o setor na ENSP.
 
Este foi um ano de muitas conquistas para a nossa escola. Encerramos 2014 com 19 novos projetos aprovados pelo CNPq, Faperj, Papes e ainda com 152 projetos na gestão do escritório.
 
Iniciamos um processo de proposição para o SUS com novos projetos de formação de recursos humanos, investigação, cooperação em serviço e avanços com as parcerias internacionais. Assim, caminhamos ao longo deste ano na busca da excelência no ensino, na pesquisa e na produção em serviços de saúde para o SUS, sem abrir mão das discussões com a sociedade civil e o compromisso na elaboração de políticas públicas.
 
Em 2015, esperamos novo tempo, novos dias e muitas realizações e grandes conquistas para todos. É com esse desejo que citamos versos do poema “Receita de ano novo”, de Carlos Drummond de Andrade:
 
“Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.”
 
Hermano Castro
Diretor da ENSP


Nenhum comentário para: ENSP publica Relatório de Gestão 2013