Busca do site
menu

Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014

ícone facebook
Publicado em:19/12/2014
Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo - como os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde. Para fazer frente à frequência e à magnitude desses problemas, deve-se disseminar a cultura da segurança nos serviços de saúde, cujo objetivo é melhorar a qualidade e os resultados desses serviços. Como uma importante contribuição nesse sentido, no ano de 2014, foram realizados um curso internacional e o lançamento de dois livros Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras, ambos publicados pela EAD/ENSP e a Editora Fiocruz.
 
O curso internacional de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, oferecido na modalidade a distância (EAD) pela ENSP/Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa contou com a participação de 1036 alunos brasileiros e portugueses. Este curso binacional foi voltado para profissionais e gestores dos serviços de Saúde dos dois países e teve a participação de profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros. Os livros foram desenvolvidos para apoiar as atividades propostas no curso. 
 
A formação, oferecida concomitantemente nos dois países, teve a realização de três momentos presenciais no Brasil e dois em Portugal. Os alunos brasileiros foram profissionais de 225 hospitais indicados pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e também participaram cerca de 100 profissionais indicados diretamente por estas instâncias. 
 
Para o curso foi desenvolvido um vídeo – produzido pela Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP – e está disponível em acesso livre no Canal da ENSP no Youtube. O vídeo contou com a participação do Ministro da Saúde, Arthur Chioro; o vice-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, os coordenadores do curso Paulo Sousa e Walter Mendes; e o diretor da ENSP/UNL, João Pereira. O vídeo representa a aula introdutória desta formação e traz informações sobre seus objetivos, a importância desta formação, informações sobre a metodologia que também as questões da relevância da segurança do paciente para a população. 
 
Já a ferramenta utilizada nesta formação a distância foi o Virtual Institute of Advanced Studies Knowledge (Viask), desenvolvida pela equipe da EAD/ENSP para o gerenciamento do aprendizado pela internet para oferecer ensino a distância e agregar tecnologia web a seus cursos. 
 
Publicações debatem diretrizes para garantir a segurança do paciente
 
Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras são os títulos dos dois livros organizados pelos professores Paulo Sousa, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, e Walter Mendes, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) como um desdobramento do curso internacional oferecido neste ano de 2014 para os dois países. As publicações se alinham, concomitantemente, às orientações e diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Programa Nacional de Segurança do Paciente (no âmbito do Ministério da Saúde brasileiro) e também do governo de Portugal. 
 
Especialistas brasileiros e portugueses produziram materiais didáticos para o curso, pois se verificou uma escassez de publicações sobre essas temáticas, sobretudo em língua portuguesa. Contudo, os materiais ganharam vida própria, independente do curso. Nas obras publicadas pela EAD/ENSP e Editora Fiocruz, os leitores – não só do Brasil e de Portugal, mas de toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – têm acesso a debates e diretrizes baseadas na mais recente evidência científica sobre o assunto. Os livros auxiliam a busca de soluções para que, no dia a dia, mudanças na prática dos cuidados resultem em serviços mais seguros em todos os pontos da atenção à saúde. São mudanças que perpassam questões técnicas e culturais, e que precisam ser apropriadas por profissionais e gestores. 
 
O primeiro volume – Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde – aborda o contexto histórico e o arcabouço teórico sobre qualidade em saúde e segurança do paciente, além de apresentar estratégias e propostas de ação. Com 16 capítulos, a coletânea apresenta aspectos fundamentais, como os direitos do paciente, e também discute avaliação e gestão do risco em organizações de saúde. Há capítulos sobre infecções associadas aos cuidados, erros relacionados aos medicamentos e ao laboratório, segurança na cirurgia e no diagnóstico, entre outros.
 
A dimensão da gestão e da governança das organizações e sistemas de saúde dá o tom do segundo volume – Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras. Com uma abordagem multidimensional, multiprofissional e pluridisciplinar, seus nove capítulos abordam temas como consequências econômicas de erros e eventos adversos em saúde, indicadores de segurança do paciente, saúde do trabalhador e ergonomia, e comunicação entre os profissionais da saúde e destes com pacientes e familiares, entre outros. “Esses são temas aos quais ninguém fica indiferente e a todos dizem respeito”, destacam os organizadores da coletânea, Paulo Sousa e Walter Mendes. Há, ainda, um capítulo dedicado à pesquisa em segurança do paciente, incluindo metodologias e outras ferramentas.
 
O objetivo principal de ambos os volumes é apresentar, de forma didática, as possibilidades de melhoria da segurança do paciente, ‘que está relacionada a mudanças no comportamento das organizações, dos gestores e dos profissionais da saúde’. Estruturadas de modo a suprir as reais necessidades de formação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, profissionais das tecnologias da saúde e gestores, as coletâneas têm por base conhecimentos e evidências que refletem o atual estado da arte em segurança do paciente.
 
Os livros são vendidos pela Editora Fiocruz e podem ser adquiridos pelo site. Os trabalhadores e alunos da Fiocruz têm sempre 20% de desconto nas compras feitas diretamente na Editora. 


Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014

2 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
23/12/2014 22:21
Excelentes livros ! Muito objetivo e bem escrito ! É um livro que todos os que se interessam pelo tema devem ter ! parabéns aos autores !
WALTER VIEIRA MENDES JÚNIOR
19/12/2014 17:34
Os dois livros sobre segurança do paciente podem ser adquiridos pelo site http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/editora-fiocruz-1 Podendo fazê-lo presencialmente e por boleto bancário on-line. Os trabalhadores e alunos da Fiocruz têm sempre 20% de desconto nas compras feitas diretamente com a Editora Fiocruz.