Busca do site
menu

Cetab/ENSP promove ação ambiental e coleta aproximadamente 2 mil pontas de cigarro no campus

ícone facebook
Publicado em:22/12/2014

Cetab/ENSP promove ação ambiental e coleta aproximadamente 2 mil pontas de cigarro no campus1909 pontas de cigarro foram coletadas durante 25 minutos em uma ação ambiental promovida pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz), com os alunos premiados na Olímpiada Brasileira de Saúde Meio Ambiente. A atividade, realizada no dia 28 de novembro, buscou destacar alguns impactos ambientais causados pelo tabagismo, principalmente no que se refere ao descarte das pontas de cigarro no meio ambiente.

Divididos em cinco grupos, os alunos coletaram pontas de cigarro no perímetro entre a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O resultado surpreendeu a todos, pois em menos de meia hora de ação, e apenas em uma pequena parte do campus, o resultafo foi de aproximadamente 2 mil pontas de cigarros jogadas ao chão, inclusive muito próximo as lixeiras. Os alunos que participaram da ação ficaram surpresos com o resultado, pois não esperavam coletar tantas pontas em um ambiente voltado para a área da saúde.

Durante a atividade, a assistente de pesquisa do Cetab/ENSP, Hanna Carvalho, conversou com os participantes sobres os males do tabagismo tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Anualmente 6 milhões de mortes são atribuídas ao cigarro, sendo essa a principal causa de morte evitável no mundo. Hanna apontou ainda que as pontas de cigarro levam até 15 anos para se decompor, são tóxicas, além de causar incêndios. "Mais de 4 trilhões de pontas de cigarro são descartadas indevidamente ao ano", afirmou ela.



Nenhum comentário para: Cetab/ENSP promove ação ambiental e coleta aproximadamente 2 mil pontas de cigarro no campus