Busca do site
menu

ENSP lamenta o falecimento do cientista Leopoldo de Meis

ícone facebook
Publicado em:08/12/2014

ENSP lamenta o falecimento do cientista Leopoldo de MeisA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta o falecimento de Leopoldo de Meis, professor Emérito da UFRJ e um dos mais importantes cientistas de nossos tempos, ocorrida no domingo (7/12). O enterro aconteceu nesta segunda-feira (8/12).

Leopoldo de Meis (Suez, Egito, 1º de março de 1938 - Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2014) foi um médico, pesquisador e professor titular do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Filho de Ezio, um violoncelista italiano, e de Maria de Meis, nasceu em uma colônia italiana em Suez, no Egito, mas passou a infância em Nápoles, na Itália, para onde a família se mudou após o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1947, eles se mudariam novamente, dessa vez para o Brasil.

Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1961. Ainda no primeiro ano do curso, começou a trabalhar no laboratório do Dr. Walter Oswaldo Cruz, no Instituto Oswaldo Cruz, onde despertou seu gosto pela Ciência. Após uma temporada nos Estados Unidos, no National Institutes of Health retorna ao Brasil para o Instituto Oswaldo Cruz em 1964, transferindo-se dois anos depois para o Instituto de Biofísica da UFRJ, associando-se ao laboratório do professor Antônio Paes de Carvalho. Por conta da perseguição política empreendida pelo regime militar no Brasil, decidiu se mudar com a família para Heidelberg, na Alemanha, onde foi professor visitante do Instituto Max Planck, a convite do professor Wilhelm Hasselbach.

Em 1978, foi aprovado professor titular do então Departamento de Bioquímica Médica da UFRJ, que posteriormente daria origem ao Instituto de Bioquímica Médica. Trabalhou em colaboração com diversos cientistas renomados, como Paul Boyer, André Goffeau, Armando e Marieta Gómez-Puyou. Dedicou-se ao estudo da transdução de energia e bomba de cálcio e à educação para a ciência.

Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 1994, recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Louvain, na Bélgica e, em 1995, a Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Grã Cruz.

(Fonte: Wikipédia)

(Foto: Gabriela D'Araújo)

 


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: ENSP lamenta o falecimento do cientista Leopoldo de Meis