Busca do site
menu

Onipresente e desprezada: Radis de dezembro traz especial sobre água e saúde

ícone facebook
Publicado em:02/12/2014
Onipresente e desprezada: Radis de dezembro traz especial sobre  água e saúdeVivemos uma era de contradições: enquanto sondas, telescópios e foguetes atravessam o espaço em busca de indícios de vida em outros planetas, sendo um desses indícios a presença de água, essa substância tão importante para os seres humanos vem sendo extinta aqui na Terra. Desabastecimento por conta de secas, poluição e uma visão mercantil dos recursos hídricos estão entre os problemas a serem enfrentados com urgência nos dias que correm. Para tratar do tema, a revista Radis de dezembro traz uma série de reportagens, além de uma entrevista com o engenheiro e professor aposentado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Eduardo Morelli Tucci.

No editorial, Rogério Lannes Rocha, editor-chefe da revista, lembra que vivemos num país que abriga 12% da água potável de todo o mundo, o que ao mesmo tempo nos coloca como possível solução para o problema da escassez  e no centro das disputas que se dão em torno da água. Uma das  reportagens da revista, assinada por Ana Cláudia Peres, lembra uma declaração recente do presidente da Nestlé, para quem a privatização da água traria a consciência de sua importância para a sociedade. Não é o que pensa  Gilberto Cervinski. Ouvido na mesma reportagem, o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens lembrou que as experiências de privatização da água se mostraram desastrosas, principalmente para os mais pobres.

A crise de abastecimento em São Paulo não poderia, claro, ficar de fora. É ela o tema da reportagem “Grande São Paulo: veredas”. O texto lembra que fatores naturais determinaram a crise hídrica, mas que a mesma tem sido mal gerida no estado. Além do intenso debate em torno do tema da água, a revista Radis de Dezembro traz ainda a cobertura do 9° Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que entre outros temas, discutiu o uso de dados em bases eletrônicas em grande escala, os chamados Big Data. Já a cobertura do 11º Encontro Nacional de Economia da Saúde e do 6º Encontro Latino-Americano de Economia da Saúde destaca que o mote dos dois eventos foram as consequências da crise econômica mundial na saúde da população.

A revista Radis de número 147, de dezembro de 2014, está disponível, em sua versão digital, neste link.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Onipresente e desprezada: Radis de dezembro traz especial sobre água e saúde