Busca do site
menu

ENSP estabelece parceria para fortalecer ensino na África e América do Sul

ícone facebook
Publicado em:27/11/2014

O vice-diretor de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, esteve, no mês de novembro, a Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, na cidade de Nova Orleans (EUA). A visita serviu para discutir uma parceria para o desenvolvimento de cursos e programas de formação em Saúde Pública na África e na América do Sul, além de possibilitar o intercâmbio discente e docente entre alunos e professores da Escola e da universidade americana.

A ENSP e a Escola de Saúde Pública de Tulane têm um histórico de colaboração de vários anos, em particular pelo trabalho do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser), do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), para o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde na Etiópia e o treinamento de recursos humanos estratégicos para a gestão desses sistemas.

A diretora do Centro de Saúde Global e Equidade da Escola Americana – e coordenadora do Projeto de Cooperação com a Etiópia – Wuleta Lemma, ressaltou a importância estratégica da parceria com a ENSP e a necessidade de ampliar o escopo da colaboração, possibilitando o intercâmbio de alunos das duas instituições e a parceria entre grupos de pesquisa americanos e brasileiros, em especial na captação e no desenvolvimento de projetos que contribuam para o aprimoramento dos sistemas de saúde brasileiro, americano e etíope.

O mesmo sentimento foi expressado pelo diretor da Escola de Saúde Publica e Medicina Tropical de Tulane, Pierre Buekens, para quem a ENSP é uma das melhores Escolas de Saúde Pública do mundo, e referência na formação em Saúde Pública na região Latino-Americana. Para o diretor, colocar a parceria entre a Escola de Tulane e a ENSP num outro patamar possibilitará o desenvolvimento de uma série de projetos estratégicos, em particular a realização de estágios de alunos americanos na ENSP, com o intuito de ter experiência sobre o sistema de saúde brasileiro, o intercâmbio docente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e intervenção e a parceria para a formação em Saúde Pública nas regiões menos favorecidas do planeta.

Ficou acordado entre a Direção das duas instituições que, já para o início do próximo ano, dois projetos serão priorizados: uma chamada de alunos da ENSP para cursarem o mestrado e fazerem o doutorado sanduíche, com financiamento do Programa Ciência Sem Fronteira; e uma chamada a alunos e jovens profissionais da Tulane University para realizarem estágio de um ano na ENSP, no âmbito do Programa de Treinamento em Saúde Ambiental do National Institutes of Health (NIH).
 

ENSP estabelece parceria para fortalecer ensino na África e América do  Sul

A área de Saúde Ambiental também foi explorada durante a reunião de Frederico Peres com a chefe do Departamento de Saúde Ambiental Global, Maureen Lichtveld. Uma entusiasta dos programas de saúde de base comunitária e com larga experiência na condução de programas de saúde ambiental no Suriname (seu país de origem) e nos EUA (onde, por muitos anos, trabalhou no CDC), Maureen Lichtveld expressou grande interesse em colaborar com a ENSP, seja através da participação de alunos e docentes daquele Departamento em projetos de pesquisa da Escola, em especial nas áreas de toxicologia ambiental e vigilância ambiental. Para Maureen, as duas instituições têm vários programas e linhas de pesquisa similares, que podem se beneficiar dessa parceria.

Participou, ainda, dessa reunião, a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Anton de Kom do Suriname, Euridice Irving, que atualmente está realizando seu doutorado naquele Departamento de Saúde Ambiental Global, e que é a representante do Suriname na Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (RESP/Unasul), da qual a ENSP é responsável pela Secretaria Executiva. Discutiu-se, então, a possibilidade de se desenvolver cursos de Saúde Pública no Suriname através da parceria da Universidade local, da ENSP e da Escola de Saúde Pública de Tulane.

Essa ação é parte de uma série de compromissos assumidos pela RESP durante do III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, ano passado, em Recife, e que deverão compor o Plano Estratégico da Rede para 2015-2016.

Esteve presente às reuniões e atividades de trabalho nessa Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane a pesquisadora do Laser/Densp/ENSP Elizabeth Moreira dos Santos, que está nos EUA desenvolvendo projetos de pesquisa e de ensino junto ao Centro de Saúde Global e Equidade daquela Escola de Saúde Pública. Para Elizabeth, abre-se um novo momento na parceria das duas Escolas, ampliando o escopo de atuação de projetos que já vinham acontecendo, pontualmente, e possibilitando o fortalecimento de programas de treinamento e formação em países com menor capacidade instalada, como a Etiópia, país onde a pesquisadora trabalhou e residiu por alguns anos, e com o qual ainda tem conexões acadêmicas.


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP estabelece parceria para fortalecer ensino na África e América do Sul