Busca do site
menu

Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP

ícone facebook
Publicado em:12/12/2014
Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSPA Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) oferece uma série de cursos lato sensu de especialização, atualização e aperfeiçoamento. As inscrições para as especializações em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos e Direito e Saúde vão até os dias 17 e 29 de dezembro, respectivamente. Na modalidade atualização, os interessados têm até 15 de janeiro de 2015 para se inscrever no curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Além disso, até 22 de janeiro de 2015 podem ser feitas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica. Todos devem acessar a Plataforma Siga para se inscrever.

Promover a construção do conhecimento no campo do Direito e Saúde desenvolvendo competências gerais e específicas através da compreensão dos conteúdos programáticos é o objetivo do curso de especialização Direito e Saúde. Coordenado pelas pesquisadoras Maria Helena Barros de Oliveira e Marise Freitas Alves, o curso pretende ainda estimular o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos profissionais das Ciências da Saúde e Ciências Jurídicas visando criar no aluno uma compreensão geral sobre a área do Direito e Saúde, facilitando a aplicação destes conhecimentos em sua atuação profissional, do mesmo modo como formar profissionais das Ciências Jurídicas para atuar no campo da Saúde. Os interessados devem se inscrever pela Plataforma Siga até 29 de dezembro.

Destinado aos profissionais das mais diversas áreas de atuação, tais como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, inclusive Movimentos Sociais, entre outras, que em suas atividades necessitem ampliar sua compreensão sobre as questões relativas a Gênero e Sexualidade estão abertas, até 17 de dezembro, as inscrições para o curso de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. O objetivo do curso é promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos. Coordenado pelos pesquisadores Marcos Besserman Vianna e Rita de Cássia Vasconcelos da Costa, o curso pretende corroborar o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia-a-dia profissional ou de militância política.

Na modalidade atualização as inscrições estão abertas, até 15 de janeiro de 2015, para o curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Seu objetivo é conhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas pública, além de conhecer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis. O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) Valeska Carvalho Figueiredo e Ana Paula Natividade de Oliveira e é destinado a profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS (município, estado, federal), profissionais de saúde em geral, e profissionais de áreas relacionadas ao tema (economistas, advogados, pedagogos, professores de educação física).

Com inscrições abertas até 22 de janeiro de 2015, o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica tem por objetivo possibilitar o aprimoramento do profissional de saúde inserido na prática laboratorial para o planejamento e a operacionalização de técnicas diagnósticas visando o apoio à vigilância epidemiológica. O curso é voltado para profissionais de nível superior inseridos na prática laboratorial de instituições governamentais ou privadas que atuam ou queiram atuar no fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação é dos pesquisadores da ENSP Adriana Hamond Regua Mangia, Eduardo Dias Wermelinger e Rosemere Duarte. 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP