Busca do site
menu

ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discente

ícone facebook
Publicado em:18/11/2014

ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discenteConsiderada a melhor Escola de Saúde Pública do mundo, a Bloomberg School of Public Health da Johns Hopkins University, em Baltimore - EUA, recebeu em visita oficial o vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Frederico Peres. À convite da Universidade Americana, Frederico Peres se reuniu com chefes de diversos departamentos da Bloomberg School of Public Health, e também com o vice-diretor da Escola, Stephen J. Gange. Na ocasião foram discutidas áreas de interesse comum de cooperação entre as Escolas, em especial a colaboração em pesquisas, na qual as duas Escolas possuem um longo histórico de parceria; o intercâmbio docente e discente que inclui a vinda de pesquisadores para desenvolver trabalhos junto aos grupos de pesquisa da ENSP  e a ida de alunos de doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Escola para realização de doutorado sanduíche; além da oferta conjunta de cursos de curta duração, enfatizando os cursos oferecidos pela Bloomberg School of Public Health durante o verão americano, e da realização de seminários.

O vice-diretor da Escola Americana, Stephen Gange, ressaltou o bom histórico de participação de alunos brasileiros na Universidade e, mais recentemente, no aumento do fluxo desses alunos por conta do Programa Ciência Sem Fronteira. Para o vice-diretor, a diversidade do corpo discente, a concepção pedagógica e a qualidade dos cursos de Saúde Pública da Escola são ótimos atrativos e oportunidades para os alunos brasileiros, que sempre se destacam pelo engajamento nas atividades culturais e acadêmicas oferecidas pela Universidade.

Presente também à reunião, o professor do Departamento de Epidemiologia e membro do board da Escola, Carlos Castillo-Salgado – um histórico colaborador da Fiocruz, do Ministério da Saúde e de diversas Universidades Brasileiras – lembrou toda uma história de colaborações exitosas entre o Brasil e a Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins, bem como o fato de diversos diretores daquela Escola terem tido formação no Brasil. Para Castillo-Salgado, a parceria com a ENSP é estratégica para a consolidação da atuação da Johns Hopkins na América do Sul.

Diversas áreas do conhecimento foram mencionadas como prioritárias para o desenvolvimento de projetos colaborativos nos próximos anos, como a Saúde Ambiental, a Epidemiologia, a Saúde Comunitária e o estudo dos Determinantes Sociais e Ambientais da Saúde. Também presente à reunião, a pesquisadora do DSSA Débora Cynamon Kligerman, que atualmente está fazendo seu pós-doutorado em outra faculdade da Johns Hopkins University, ressaltou a importância da formação consistente oferecida por aquela Universidade, a qual poderá servir para o fortalecimento de linhas de pesquisa da Escola e da participação de alunos e profissionais estrangeiros na Pós-graduação.

Durante o encontro Frederico Peres se reuniu também com um grupo de alunos brasileiros que estão cursando o mestrado e o doutorado na escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University. Esses alunos reforçaram as vantagens da formação que vêm recebendo, dizendo se tratar de oportunidade única para os interessados em aprimorar uma formação de Saúde Pública. Os alunos ressaltaram, porém, a necessidade de uma preparação prévia à ida aos EUA, papel que a instituição de origem (no caso, a ENSP) poderia cumprir, tornando mais eficiente a participação dos alunos brasileiros nos cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins.

Segundo Frederico, “será discutido e assinado um acordo de cooperação marco entre as duas instituições, para possibilitar projetos e planos de trabalho específicos entre grupos de pesquisa e departamentos das duas Escolas, e espera-se que se inicie já em 2015 o intercâmbio docente e discente”.
 

ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discente



Nenhum comentário para: ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discente